Aeroporto mineiro anuncia a criação de centro de inovação

Voltado para o conceito de 'aeroporto inteligente', centro de inovação será instalado em 2023

Por Marcel Cardoso Publicado em 19/10/2022, às 16h30

O foco da transformação em aeroporto inteligente é a conectividade, segundo concessionária - BH Airport/Divulgação

O aeroporto internacional de Belo Horizonte anunciou a criação de um centro de inovação, a fim de consolidar o conceito de smart airport (aeroporto inteligente) no Brasil, utilizando-se do avanço da tecnologia 5G para melhorias na operacionalidade, na segurança, na eficiência e na confiabilidade.

Segundo Kléber Meira, CEO da BH Airport, concessionária que administra o local, o objetivo é “consolidar o conceito de smart airport conectado ao ambiente smart city (cidade inteligente), desenvolvendo o aeroporto do futuro, com mobilidade e segurança. Nesse cenário, o terminal mineiro protagoniza o papel de piloto de testes, abrindo espaço para se configurar como um grande campo de prova, em um ecossistema propício à inovação, conectando empresas, startups e universidades ao aeroporto, que configura como pano de fundo para esse ambiente ao se apresentar como uma mini cidade”. 

O centro de inovação será abrigado no segundo piso do aeroporto. Nesse laboratório tecnológico, esta ferramenta estratégica terá o foco na melhoria da performance do aeroporto e da jornada do passageiro, com consequente redução de custos. O 5G irá permitir a aplicação de diversos recursos de inovação tecnológica e inteligência artificial.

O aeroporto inteligente irá aprimorar a experiência do passageiro, assegurando operações otimizadas durante o embarque e desembarque, com inovações como a substituição do raio-x por um túnel inteligente, antecipação de check-in, despacho de bagagem de autoatendimento, biometria, além das melhorias no escaneamento e no rastreio, que poderão reduzir o risco de extravios de bagagens. 

A expectativa é que o acesso ao portão tenha auto embarque, sem necessidade de intervenção humana. Além dos benefícios para a logística, mobilidade e segurança, a tecnologia de inovação irá fortalecer o perfil sustentável do aeroporto, segundo a BH Airport, com aplicação em eficiência energética de dispositivos.

A iniciativa deverá entrar em operação em 2023.

Aeroporto Confins Belo Horizonte 5G inovação smart airport inteligente

Leia também

Aeroporto de Belo Horizonte deve receber mais de 900 mil passageiros
Fase inicial de reformas no aeroporto de Confins vai até dezembro