Aeroporto de Macapá inaugura primeira sala VIP e conquista certificação da ANAC

O aeroporto internacional de Macapá inaugurou sua primeira sala VIP e conquistou a certificação pperacional da ANAC

Por Marcel Cardoso Publicado em 27/06/2025, às 09h03

Infraestrutura do terminal também foi ampliada para operar aeronaves de maior porte e certificada pela ANAC - Infraero

O aeroporto internacional de Macapá, capital do Amapá, inaugurou na última quarta-feira (25) sua primeira sala VIP, o The Lounge Macapá, sob gestão da concessionária Norte da Amazônia Airports.

A novidade faz parte de um conjunto de melhorias estruturais e operacionais implementadas pela administradora, que também conquistou recentemente a certificação operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Com capacidade para 45 passageiros, a nova sala VIP oferece áreas de descanso, espaço infantil, business center com internet e pontos de energia, além de buffet, opções à la carte e bebidas diversas. O acesso é feito por meio dos programas Priority Pass e LoungeKey, ou via pagamento avulso no valor de R$ 175, sem limite de permanência. O funcionamento ocorre das 10h às 18h e das 22h às 6h, de acordo com a malha aérea comercial do terminal.

 

Segundo a NOA, o novo espaço representa um avanço na qualificação da experiência dos passageiros. “Estamos trabalhando continuamente para atrair novos empreendimentos ao aeroporto, e essa entrega marca o início de uma nova fase”, disse Artur Costa, diretor-financeiro da concessionária Norte da Amazônia Airports.

Além da sala VIP, a gestão do terminal (MCP) destaca a obtenção da certificação operacional emitida pela ANAC. O reconhecimento atesta que o aeroporto de Macapá atende aos requisitos de segurança e excelência operacional exigidos pela agência reguladora.

De acordo com Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA, o contrato de concessão previa a habilitação do aeroporto para aeronaves de porte médio (código 3C). No entanto, os investimentos realizados permitiram a operação com aeronaves maiores, de código 4C, como o Airbus A321 e o Boeing 737 MAX 8.

Entre as intervenções realizadas para a certificação, estão a construção de áreas de segurança nas extremidades da pista (RESA), a readequação da sinalização horizontal, melhorias no sistema de drenagem e a adoção de novos procedimentos operacionais. As ações também incluíram a aprovação do Manual de Operações (MOPS) e o cumprimento das exigências verificadas nas auditorias da ANAC.

A NOA informou que segue executando seu plano de investimentos conforme o contrato de concessão, com foco em segurança, eficiência operacional e qualidade das instalações.

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