O uso sustentável de madeira está sendo adotado na modernização do aeroporto de Ribeirão Preto
Por Marcel Cardoso Publicado em 08/08/2024, às 09h44
Uma empresa de arquitetura está apostando no uso sustentável de madeira como parte da modernização do aeroporto de Ribeirão Preto (RAO), no interior do estado de São Paulo.
A proposta, segundo a Bacco Arquitetos, visa não apenas a eficiência construtiva, mas também por seu papel crucial na redução da pegada de carbono. O retrofit do terminal irá dobrar a capacidade de passageiros.
A renovação acontece em fases, e a primeira delas foi inaugurada ainda em dezembro de 2022, com a reforma da área de embarque e banheiros. Devido à demanda de rápida finalização, foram utilizados materiais que causam impacto visual imediato na restauração.
No ano seguinte, iniciou-se a fase de ampliação do aeroporto, com a construção de um boulevard de 1.600 m² no terminal de passageiros. A partir da manutenção de árvores já existentes no entorno, espelho d'água, lojas e melhorias de climatização, o espaço integrará a área externa ao espaço interno, dedicado ao embarque e desembarque, mudando a atual configuração da fachada do aeroporto e do tráfego de veículos.
"A gente buscou, em uma questão sustentável, fazer a ampliação do aeroporto aproveitando essa praça na frente, integrando a praça ao aeroporto, e fazendo um boulevard, em uma estrutura de madeira, água, vegetação…”, disse Marcelo Barbosa, arquiteto e sócio da Bacco Arquitetos.
Ainda segundo a empresa, a madeira oferece a vantagem de possibilitar uma variedade de acabamentos, estimulando a criatividade na concepção dos espaços. Isso permite que os aeroportos regionais se destaquem visualmente, criando uma identidade única para cada localidade.
RAO é administrado pela concessionária Rede VOA desde o primeiro semestre de 2022.