Certificação da Anac obtida pelo aeroporto de São José do Rio Preto atesta normas e procedimentos operacionais
Por Micael Rocha Publicado em 18/03/2024, às 12h31
O aeroporto de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, conquistou certificação operacional da ANAC. A concessionária ASP Aeroportos Paulistas obteve dois importantes documentos para a segurança operacional do terminal.
Os documentos validados pela ANAC são o Manual de Gerenciamento de Segurança Operacional (MGSO) e Manual de Operações Aeroportuárias (MOPS), que têm propósitos específicos e procedimentos dentro das operações rotineiras em aeródromos.
O MGSO descreve a política e os objetivos da segurança operacional do aeroporto, abordando os processos para o gerenciamento de riscos, identificação de perigos, ações para melhoria contínua do setor, entre outros itens.
O MOPS, por sua vez, abrange itens como organograma, características da pista e do pátio, serviço de salvamento e combate a incêndio, auxílios à navegação aérea, gerenciamento de risco de fauna, entre outros temas.
Segundo a concessionária, além de atestar o cumprimento de requisitos legais, ambos certificados mostram que o aeroporto está dentro das normas de segurança operacionais do Brasil, permitindo a exploração comercial entre empresas ligadas à aviação geral e comercial.