Aena Brasil inaugurou a primeira ponte de embarque do aeroporto de João Pessoa e ampliará para seis o total de portões
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 11/05/2023, às 15h50
O terminal de passageiros do aeroporto de João Pessoa – Presidente Castro Pinto, passou a contar com pontes de embarques (fingers). A inauguração será feita em etapas, com a inauguração da primeira hoje (11), com a previsão do segundo equipamento ocorrendo em aproximadamente dez dias.
As mudanças fazem parte das obras estruturais realizadas pela Aena Brasil, concessionária do aeroporto, para melhorar o conforto e segurança dos passageiros, assim como oferece aumento da agilidade nos processos de embarque e desembarque. Além disso, as obras de ampliação, que inclui diversos novos sistemas mmais modernos, tecnológicos e sustentáveis, vão ampliar em 80% a capacidade do Castro Pinto.
“As pontes móveis atendem aos quesitos de acessibilidade, incluindo os passageiros que têm dificuldade de locomoção. Estamos modernizando o Castro Pinto e oferecendo à região de João Pessoa uma infraestrutura capaz de apoiar o desenvolvimento da Paraíba”, destaca Karla Ceravolo , diretora do Aeroporto de João Pessoa.
As pontes de embarque são fabricadas pela chinesa CIMC-TianDa, uma das líderes do setor, e contam com até 6,5m de altura, podendo ser acopladas a mais de quarenta modelos de aeronaves, incluindo todos os tipos operados atualmente no aeroporto de João Pessoa.
O primeiro voo a utilizar o finger em João Pessoa foi o Ggol1620, oriundo de São Paulo, aeroporto de Guarulhos. Na sequência, ao avião retornou para a capital paulista no voo Gol 1577, tornando a empresa a primeira a utilizar as pontes de embarque no aeroporto.
“É uma honra e um grande contentamento para nós, da Gol, ter o nosso voo Guarulhos - João Pessoa escolhido para utilizar pela primeira vez a ponte móvel (finger) no aeroporto internacional de João Pessoa – Presidente Castro Pinto”, comemora Matheus Motta, consultor de Planejamento e Infraestrutura Aeroportuária da Gol.
Além dos fingers, a Aena Brasil prevê inaugurar ainda este ano a ampliação do terminal de passageiros, que vai passar 8,8 mil m² para 12,5 mil m². Os ambientes operacionais terão o dobro do espaço atual, melhorando a experiência no processo de embarque e desembarque. A ampliação ainda inclui novos portões de embarque, que passam de quatro para seis. Por fim, na área operacional o pátio de aeronaves está sendo ampliado em mais de 11 mil m², e as pistas de táxi e de pouso e decolagem terão melhoras significativas de segurança.