Retomada das viagens elevou para 2,6 milhões o total de passageiros movimentados no aeroporto de Guarulhos
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 15/07/2022, às 16h20
O aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, o maior terminal do país, registrou o movimento de 2,6 milhões de passageiros durante o mês de junho.
O resultado demonstra a retomada das viagens aéreas no Brasil, que mantém um crescimento constante nos últimos meses.
A GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, contabilizou 1,7 milhão de passageiros provenientes de voos nacionais, enquanto 900 mil passageiros estavam em viagem internacional, com uma média diária de 617 pousos e decolagens. Já o Terminal de Cargas (Teca) teve um total de 26,8 mil toneladas transportadas no mês de junho.
O tráfego internacional foi responsável por 34,3% do volume total de passageiros transportados em junho, registrando uma média de 29,3 mil viajantes por dia, com 30 empresas aéreas nacionais e internacionais operando regularmente voos para 38 destinos no exterior.
Atualmente (julho de 2022) existem voos internacionais regulares para Adis Abeba, Amsterdã, Assunção, Atlanta, Barcelona, Bogotá, Buenos Aires, Cidade do México, Cidade do Panamá, Dallas, Doha, Dubai, Frankfurt, Houston, Chicago, Istambul, Lima, Lisboa, Londres, Luanda, Madri, Medellin, Mendoza, Miami, Milão, Montevideo, Montreal, Newark, Nova York, Orlando, Paris, Porto, Punta Cana, Roma, Santa Cruz, Santiago, Toronto e Zurique.
Ainda que esteja distante dos números da pré-crise, quando o aeroporto de Guarulhos registrou ao longo de 2019 um total de 43 milhões de passageiros, com média mensal de 3,58 milhões de viajantes, o resultado de junho deste ano reflete uma melhora nos indicadores nos últimos dois anos.
Terminal de Cargas
Em junho, o Terminal de Cargas (Teca) movimentou 26,8 mil toneladas de produtos entre importação e exportação. Com destaque para o segmento automotivo, fármaco e maquinário, tradicionais grandes clientes do aeroporto. Destaque ainda para o segmento de remessas expressas, que utiliza a ampla malha aérea de GRU e tem registrado crescimento constantes, em especial graças ao comércio eletrônico.
O Teca de GRU é o maior complexo aeroportuário do Brasil, em uma área de aproximadamente 100 mil metros quadrados, e conta com o maior complexo frigorífico em aeroportos do Brasil, com 30.000 mil metros cúbicos de área, com capacidade de armazenamento para importação e exportação. As 23 câmaras frias alcançam todos os ranges de temperatura e atendem todos os tipos de produtos. Além disso, o espaço conta com 440 posições para contêineres refrigerados na importação e 8 na exportação.