O sistema de iluminação é ambientamente sustentável, segundo o Minfra
Marcel Cardoso Publicado em 18/04/2022, às 11h20
O aeroporto de Fernando de Noronha (FEN) ganhou um novo sistema de iluminação, visando maior segurança operacional nos pousos e decolagens no arquipélago pernambucano.
Segundo o Ministério da Infraestrutura, as luzes de aproximação simples, de obstáculos e LEDs são ambientalmente sustentáveis e, inicialmente, atenderão emergências ou operações de salvamento na região, podendo se estender às demais operações aéreas, a depender de autorizações ambientais específicas.
A instalação do equipamento é resultado de um acordo entre a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco. Foram investidos R$ 5,1 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac).
O terminal do arquipélago recebe dois voos semanais do aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, e 29 do aeroporto internacional dos Guararapes (REC), no Recife, pela Gol Linhas Aéreas e/ou pela Azul Linhas Aéreas. Em janeiro, a Latam Airlines foi autorizada a operar em FEN, mas ainda não definiu data para o início dos voos.