Congonhas movimentou 1,7 milhão de passageiros no mês de maio, no acumulado do ano alta é de 28,3%
Por Wesley Lichmann Publicado em 14/06/2023, às 14h44
O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, movimentou 1,7 milhão de passageiros, alta de 18,4% em relação ao mesmo período de 2022, quando 1,4 milhão de pessoas passaram pelo local.
No acumulado de janeiro a maio deste ano, o aeroporto central de São Paulo registrou 8,3 milhões de embarques e desembarques, crescimento de 28,3% quando comparado ao cinco primeiros meses do ano passado.
O resultado representa 89% do fluxo de passageiros registrados no mesmo período de 2019, quando 9,3 milhões de passageiros foram transportados a partir de Congonhas.
O número de pousos e decolagens no período totalizou 93.970 operações, aumento de 26,5% na comparação anual, e média diária de 622 voos. Apenas no mês de maio foram 20.189 operações, alta de 14,9% na comparação anual.
Congonhas é o segundo terminal mais movimentado do país, atrás apenas do aeroporto internacional de Guarulhos, na grande São Paulo.
No início de junho, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu a ordem de serviço que dá eficácia ao contrato de concessão do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, leiloado no ano passado para a empresa espanhola Aena por R$ 2,45 bilhões em um bloco com mais dez outros terminais.
Além do terminal paulistano, a concessão inclui a gestão dos aeroportos de Uberlândia e Montes Claros, em Minas Gerais; Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul; Santarém, Marabá, Parauapebas e Altamira, no Pará.
A expctativa é que a Aena comece a administrar o aeroporto paulistano a partir do segundo semestre deste. A concessionária investirá cerca de R$ 3,3 bilhões em melhorias no terminal aéreo central da capital paulista.