Importante centro de conexões, sexagenário aeroporto é um dos mais movimentados do país
Por Wesley Lichmann Publicado em 04/05/2023, às 13h25
Principal centro de conexões domésticas do país, o aeroporto internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília, completou ontem (3), 66 anos. Com localização geográfica estratégica, além de atender o mercado da capital federal, o terminal aéreo é vital na distribuição de passageiros das principais companhias aéreas brasileiras.
O aeroporto inaugurado em 3 de maio de 1957, auxiliou na construção da nova capital brasileira, apoiando toda a logística para a construção da cidade que seria fundada no dia 21 de abril de 1960.
O terminal foi inaugurado oficialmente com o primeiro voo comercial da companhia aérea Pan American para Nova York. No primeiro ano de operação, cerca de dois mil passageiros passaram pela modesta estrutura de madeira e a pista de terra.
Seis décadas depois, o aeroporto de Brasília é fuindamental para o setor aéreo brasileiro. Em 2022, o terminal do JK registrou o movimento de 13,4 milhões de passageiros e 126 mil pousos e decolagens. Os números colocam o aeroporto da capital federal no topo da lista dos dez mais movimentados do Brasil, atrás apenas de Guarulhos e Congonhas, ambos em São Paulo.
No primeiro trimestre deste ano o internacional de Brasília movimentou 3,5 milhões de passageiros, o que corresponde a 83,5% do volume registrado em 2019, ano pré-crise sanitária.
O terminal aéreo é o único a atender com voos diretos todas as capitais do país. Ao todo, são cinquenta e um destinos, sendo quarenta e cinco nacionais e seis internacionais.
Outra condição única de Brasília são as operações simultâneas, com a separação das pistas superior a 760 metros, que atendem as regras operacionais designadas pelas autoridades, o aeroporto pode receber de forma independente tanto decolagens ou pousos de forma simultânea.
A estrutura atual do sexágenário aeroporto conta com duas pistas, a mais antinga a 11L-29R possui 3.200 x 45 metros e a 11R-29L que tem 3.300 x 45 metros. A capacidade declarada das pistas é de 80 operações por hora, a maior do país.
A área do pátio de aeronaves é de 300 mil metros quadrados, e pode atender 65 aeronaves comerciais distribuídas em trinta pontes de embarque e trinta e cinco posições remotas. Outras 12 posições são designadas para a aviação executiva, sendo dez para asa fixa e duas para asa rotativas.
Já o terminal de passageiros tem capacidade para atender até 25 milhões de passageiros anualmente. As instalações são distribuídas em 125 mil metros quadrados, e conta com trinta pontes de embarque, doze carrosséis de restituição de bagagem e 83 balcões de check-in no saguão de embarque, junto com 37 terminais de autoatendimento, além de outros 12 balcões de check-in no saguão de desembarque.