Aeroporto de BH movimentará 900 mil passageiros em março

Mês de março marca estreia dos voos entre BH e Bogotá; administradora prevê alta de 27% no tráfego de passageiros

Por Wesley Lichmann Publicado em 06/03/2023, às 16h08

Pátio do aeroporto de Confins, um dos principais centros de conexões do país - Divulgação

O aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, movimentará cerca de 900 mil passageiros durante o mês de março, segundo projeção divulgada hoje (6), pela BH Airport, administradora do terminal mineiro.

Segundo a concessionária, o movimento de passageiros deve crescer 27% na comparação anual e alta de 3% em relação ao mesmo período de 2019, ano pré-crise sanitária.

Já o número de pousos e decolagens deve totalizar 8,1 mil operações de aeronaves, uma média diária de 261 voos.

Terceira maior base de operações da Azul, o aeroporto de Confins ganhou no dia 2 de março uma ligação com a cidade de Parnaíba, no Piauí, com escala em Jericoacoara, no Ceará. A nova rota é operada às quintas e aos domingos com aeronaves Embraer 195-E2 com capacidade para até 136 passageiros.

Principal operadora do terminal que atende a capital mineira, a Azul possui uma média de noventa voos diários no aeroporto administrado pela BH Airport.

O destaque de março é a estreia dos voos entre a capital mineira e Bogotá, na Colômbia. O novo serviço oferecido pela Avianca será iniciado no dia 26 deste mês.

A ligação direta será operada cinco vezes por semana com aeronaves Airbus A320 configuradas para até 180 passageiros. Os voos com saídas de Belo Horizonte acontecerão às segundas, terças, quintas, sextas e sábados. Já as partidas de Bogotá serão realizadas às terças, quartas, sextas, sábados e domingos.

O principal aeroporto mineiro conta com voos para Lisboa, com a TAP; e para a Cidade do Panamá, operado pela Copa Airlines, que recentemente incrementou suas operações de cinco para diária a partir do dia 23 deste mês.

"Seguimos em evolução, visando alcançar a meta de retomar os patamares pré-pandemia na movimentação de passageiros e aeronaves, apesar dos impactos da maior crise sanitária mundial. Um dos pilares da nossa gestão é fortalecer o terminal como hub de conexões que encurta distâncias e aproxima pessoas, ampliando opções de rotas e destinos para todo o país e a conectividade com o mercado global", afirma Herlichy Bastos, diretor de operações e infraestrutura do BH Airport.

Tráfego Azul movimento Confins Aeroportos passageiros Belo Horizonte Avianca Embarque BH CNF Desembaque

Leia também

Azul inicia venda dos voos entre BH e os Estados Unidos
Manaus ganhará voos para o Caribe com rápida conexão