Prefeitura de Americana recebeu sinal verde para iniciar a licitação para obras de melhorias no aeroporto
Por Micael Rocha Publicado em 07/06/2024, às 14h00
A prefeitura de Americana foi autorizada a expandir o aeroporto local, com investimentos de R$ 16 milhões, via Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). O processo processo licitatório para realização de obras de expansão prevê o alargamento da pista de pouso e decolagem, recuperação das faixas, melhorias no sistema de drenagem, regularização de áreas de segurança e auxílios à navegação aérea, entre outros benefícios.
Com o crescimento econômico da região de Americana, no interior de São Paulo, o aeroporto Augusto de Oliveira Salvação ganhou importante protagonismo, com destaque às operações de escolas de aviação, manutenção e venda e importação de peças.
As futuras obras de ampliação poderão permitir que o aeroporto também seja utilizado para operação de transporte de passageiros, podendo receber aeronaves do porte do ATR42.
Atualmente com 1.100 x 18 m, a pista 12/30 passará a contar com 1.100 x 23 m, e reforço no pavimento, com aumento da classificação do pavimento (PCN), de 9 para 13. Implantação de áreas de seguranças (RESA), restauração das taxiways, novo balizamento luminoso, indicador de rampa de aproximação (PAPI) em ambas as cabeceiras e adoção de uma runway turn pad são algumas das melhorias propostas no plano de obras para o aeródromo.
De acordo com a pasta, o projeto de melhorias foi desenvolvido pela Infraero, com um custo aproximado da licitação de R$ 16 milhões. A previsão de conclusão das obras será de até 7 meses após a contratação da empresa vencedora e emissão de ordem de serviço.