Aeroporto internacional de Belo Horizonte foi premiado durante a ACI-LAC, em Miami
Por Marcel Cardoso Publicado em 08/11/2023, às 06h48
O aeroporto internacional de Belo Horizonte foi premiado por suas ações de sustentabilidade em um evento do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe que foi encerrado ontem (7), em Miami.
O terminal mineiro (CNF), que é administrado pela CCR Aeroportos, foi reconhecido pelo projeto de descarbonização implantado, o 400HZ +PCA elétrico. A iniciativa consiste em acoplar nas pontes de embarque equipamentos para fornecimento de energia elétrica de fonte renovável e ar-condicionado às aeronaves durante os serviços de solo.
Atualmente, as três maiores companhias aéreas do país contam com a solução, que está disponível em 20 posições no pátio do aeroporto. Com isso, aproximadamente 203 mil litros de óleo diesel deixarão de ser utilizados anualmente, o que representa uma redução estimada de 450 toneladas de gás carbônico emitidos na atmosfera.
Outros dois aeroportos controlados pela concessionária, em Quito (UIO), no Equador, e em San José (SJO), na Costa Rica, também foram premiados em outros projetos do ramo.