Exercício pode ser visto como um claro aviso de força e união contra a Rússia
Por André Magalhães Publicado em 16/06/2022, às 10h15
Os países membros da Otan e os futuros integrantes, Suécia e Finlândia, estão realizando um grande treinamento militar no mar Báltico. O exercício denominado Baltic Operations (Baltops) teve início no dia 5 e encerra amanhã (17) e englobou também operações navais de várias nações membros da aliança.
A parte aérea do treinamento reuniu diferentes modelos de aeronaves, como os Gripen C, F/A-18 Hornet, AV-8 Harrier, Eurofighter Typhoon e Panavia Tornado. Durante as missões até 40 aeronaves estiveram em voo.
"Este ano, estamos controlando o cenário Baltops 'mais pesado' na história do exercício, com um total de mais de 75 aeronaves aliadas e parceiras operando a partir de plataformas marítimas e terrestres", disse Wilhelm May, coronel e diretor do exercício aéreo.
Outros aviões especializados também compõe a parte aérea como os E-3 Sentry e A400M, modelos com finalidade de vigilância e transporte aéreo, respectivamente.
O treinamento pode ser visto como uma demosntração de força e defesa contra a Rússia, que após a invasão da Ucrânia em fevereiro, segue em conflito armado e ampliando as tensões na região do Leste Europeu.
"Estamos planejando mais de 400 missões que mais do que dobra nossas saídas do ano passado", destacou May.