América Latina vê mais uma empresa pedindo recuperação judicial

Aeromexico entra com pedido de proteção contra falência para reestruturar negócio afetado pela pandemia

Por Gabriel Benevides Publicado em 01/07/2020, às 13h00 - Atualizado às 15h45

Empresa espera evitar fragilização economica durante incertezas da retomada pós pandemia

A Aeroméxico, principal companhia aérea do México, deu início aos procedimentos voluntários para ingresso no Capítulo 11 na lei de recuperação judicial dos Estados Unidos. Seguindo a tendência de fragilização causada pela suspensão quase total de voos, a empresa mexicana afirmou que medida serve para fortalecer a sua posição financeira e implementar as mudanças operacionais necessárias para enfrentar o impacto da pandemia da covid-19.

A Aeromexico continuará operando os voos programados durante todo o processo, inclusive planejando uma retomada gradual da malha. A companhia que faz parte da aliança Sky Team, disse que cumprirá todos os seus acordos comerciais com empresas parceiras, incluindo o compartilhamento de voos com a Delta Air Lines. Aliás, a empresa norte-americana é uma das principais acionistas do grupo Aeroméxico com 49% de participação.

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“A Aeroméxico está comprometida em todas as medidas necessárias para que possamos operar efetivamente nesse novo cenário, para estarmos bem preparados para um futuro de sucesso quando a pandemia da covid-19 passar”, disse Andres Conesa, CEO da Aeroméxico.

Com mais uma importante empresa mexicana em um processo equivalente a recuperação judicial no Brasil, fica evidente a dificuldade que as companhias aéreas da América Latina estão enfrentando para conseguirem ajuda estatal para sobreviver durante a crise do coronavírus.

Recentemente a chilena Latam e colombiana Avianca também entraram com pedido de proteção contra falência. As empresas aéreas brasileiras aguardam um posicionamento do governo Federal, que tem postergado uma solução para a crise do setor, comprometendo ainda mais o futuro da aviação comercial no país. Enquanto a ajuda não chega, recentemente a Latam e a Azul começaram a compartilhar alguns de seus voos como maneira de driblar a crise.

Por outro lado, na Europa, a Lufthansa, Air France e TAP Air Portugal conseguiram ajuda do estado, totalizando mais de US$ 10 bilhões em financiamento. A KLM conseguiu nesta semana um auxilio emergencial de US$ 3,8 bilhões.

A expectativa é que o processo da Aeromexico seja imediatamente aceito pelas autoridades, permitindo uma proteção extra durante a fase de reorganização da malha e da estrutura da companhia.

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