A concessionária Aena anuncia um grande pacote de ações e projetos de melhorias aeroportuárias em toda sua rede de aeroportos em MG, MS e PA
Por Micael Rocha Publicado em 26/03/2024, às 12h00
Seguindo seu plano de ampliações e obras nos aeroportos que administra, a concessionária Aena Brasil revelou os projetos e trabalhos realizados nos terminais sob sua concessão, divididos por estados: Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul.
As ações de ocorreram paralelamente à divulgação sobre a ampliação do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que será extensamente reformulado e modernizado. Os investimentos nos blocos SP/MS/PA/MG somam R$ 4,5 bilhões e preveem a ampliação da capacidade operacional de todos os aeroportos, com aumento da área construída dos terminais de passageiros. Também serão implantadas faixas de segurança na pista, áreas de escape nas cabeceiras, nova habilitação de aproximação de aeronaves e outros recursos para reforçar pousos e decolagens.
Confira abaixo as principais obras realizadas nos aeroportos divididos em blocos, por estados:
A Aena está preparando um projeto de melhorias da sua rede em Minas Gerais.
UBERLÂNDIA
Entre as novidades, Uberlândia ganha um novo terminal de passageiros, pontes de embarque e desembarque e, além disso. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.
Principais melhorias:
Aumento da capacidade operacional para 2,15 milhões de passageiros/ano
Construção de um novo terminal de passageiros com 10.000 m²
Pontes de embarque e desembarque (fingers)
Sala de embarque com 5 portões e 1.000 m²
Balcões de check-in com 22 posições e 190 m²
3 controles de segurança (raios-x), com área de 110 m²
Restituição de bagagem com 2 esteiras e área de 350 m²
Novo sistema viário de acesso ao aeroporto
Novo estacionamento
Novo pátio com 8 posições de estacionamento para aeronaves tipo C
Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras
Adequação da faixa preparada
Adequação da faixa da pista
MONTES CLAROS
Com a ampliação do terminal de passageiros e a requalificação do prédio atual, Montes Claros vai crescer de 2 mil m² para 3,7 mil m², com muito mais espaço para melhor atender os passageiros. A capacidade operacional será aumentada, assim como o número de passageiros atendidos por hora, simultaneamente. Um novo pátio terá quatro posições para aeronaves tipo C. Passou para a gestão da Aena em 16 de novembro.
Principais melhorias:
Ampliação do terminal de passageiros de 2.000 m² para 3.700 m².
A superfície da área pública será 3,5 vezes maior
Sala de embarque com 3 portões e 450 m²
Balcões de check-in com 10 posições, em área de 80 m²
2 controles de segurança (raios-x) em área com 50 m²
Restituição de bagagem com uma esteira e 170 m²
Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras
Adequação da faixa preparada
Adequação da faixa da pista
Novo pátio com 4 posições de estacionamento para aeronaves tipo C
Novo pátio de aviação geral
Nova taxiway
UBERABA
Com uma movimentação atual de 92 mil passageiros ao ano, Uberaba vai chegar a 200 mil depois das melhorias propostas pela Aena. O número de passageiros processados simultaneamente vai crescer de 70 para 242, considerando embarques e desembarques. O TPS vai dobrar de tamanho e o novo pátio vai ficar com três posições para aeronaves C. O pátio da aviação geral será readequado. Foi integrado à rede Aena em 13 de novembro.
Principais melhorias:
Ampliação do terminal de passageiros de 1.500 m² para 3.000 m²
A superfície da área pública será 5 vezes maior
Sala de embarque com 2 portões em área de 380 m²
Balcões de check-in com 8 posições em área de 70 m²
1 controle de segurança (raios-x), em área de 40 m²
Restituição de bagagem com uma esteira em área de 140 m²
Novo pátio com 3 posições de estacionamento para aeronaves tipo C
Adequação de pátio para aviação geral
Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras
Adequação da faixa preparada
Recolocação de PAPI nas cabeceiras 17 e 35
No Pará são previstas a ampliação da capacidade operacional de todos os aeroportos, com aumento da área construída dos terminais de passageiros. Também serão implantadas faixas de segurança na pista, áreas de escape nas cabeceiras, nova habilitação de aproximação de aeronaves e outros recursos para reforçar pousos e decolagens.
Entre as novidades, os terminais de passageiros dos aeroportos de Carajás e de Santarém irão triplicar de tamanho, enquanto os de Marabá e Altamira ficarão duas vezes maiores. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.
MARABÁ
Com espaços públicos 3,6 vezes maiores que a atual, o terminal de passageiros vai dobrar de tamanho, chegando a 3,6 mil m², com muito mais conforto para os usuários. A capacidade vai chegar a 600 mil passageiros por ano. A Aena também vai duplicar a área de embarque. Melhorias serão implementadas no pátio, com quatro posições de aeronaves. A Aena assumiu a gestão do aeroporto em 21 de novembro.
Principais melhorias:
Ampliação do terminal de passageiros de 1.800 m² para 3.600 m²
A superfície da área pública será 3,6 vezes maior
Sala de embarque com 3 portões em área de 580 m²
Balcões de check-in com 13 posições em área de 110 m²
2 controles de segurança (raios-x) com 70 m²
Restituição de bagagem com 1 esteira em área de 180 m²
Ampliação das vias de pedestres
Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras
Adequação da faixa preparada
Adequação da faixa da pista
Pátio com 4 posições de estacionamento para aeronaves tipo C
CARAJÁS
O terminal de passageiros vai triplicar de tamanho, passando de 800 m² para 2,5 mil m². Toda a área já existente será requalificada. As reformas visam principalmente melhorar a experiência do usuário, com a superfície da sala de embarque multiplicada por 20 e uma área pública 14 vezes maior. A capacidade anual de passageiros chegará a 360 mil por ano. Atualmente, Carajás opera 130 mil. Carajás passou para a gestão da Aena em 24 de novembro.
Principais melhorias:
Ampliação do terminal de passageiros de 800 m² para 2.500 m²
A superfície da área pública será 14 vezes maior
Nova área técnica
Sala de embarque com 2 portões em área de 380 m²
Balcões de check-in com 8 posições em área de 70 m²
1 controle de segurança (raios-x) com 40 m²
Restituição de bagagem com 1 esteira em área de 140 m²
Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras
Adequação da faixa preparada
Pátio com 3 posições de estacionamento tipo C
Novo pátio de aviação geral
Instalação de PAPI na cabeceira 28
SANTARÉM
O pátio do maior aeroporto paraense gerido pela Aena será reconfigurado para as oito posições de aeronaves C. O terminal de passageiros irá triplicar de tamanho, chegando a 4,4 mil m². A área de embarque também será triplicada, e os espaços públicos ficam quatro vezes maior. A capacidade anual vai chegar a 700 mil passageiros ao ano. A Aena assumiu a gestão em 27 de novembro.
Principais melhorias:
Ampliação do terminal de passageiros de 1.300 m² para 4.400 m²
A superfície da área pública será 4 vezes maior
Sala de embarque com 4 portões em área de 660 m²
Balcões de check-in com 16 posições em área de 130 m²
2 controles de segurança (raios-x) com 70 m²
Restituição de bagagem com 2 esteiras em área de 225 m²
Remodelação de meio-fio
Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras
Adequação da faixa preparada
Reconfiguração do pátio com 8 posições de estacionamento para aeronaves tipo C
Instalação de PAPI na cabeceira 28 e realocação na cabeceira 10
ALTAMIRA
Com a ampliação e as readequações projetadas pela Aena, Altamira vai ganhar um terminal mais moderno e confortável, com quase o dobro do tamanho do atual, ficando com 2,6 mil m². A superfície da sala de embarque será aumentada em 3,6 vezes, assim com a área pública. O pátio fica com três posições de aeronaves C. A capacidade do aeroporto chegará a 200 mil passageiros por ano. O aeroporto passou para a gestão da Aena em 30 de novembro.
Principais melhorias:
Ampliação do terminal de passageiros de 1.200 m² para 2.600 m²
A superfície da área pública será 3,6 vezes maior
Sala de embarque com 2 portões em área de 350 m²
Balcões de check-in com 8 posições em área de 70 m²
1 controle de segurança (raios-x) com 40 m²
Restituição de bagagem com 1 esteira em área de 130 m²
Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras
Adequação da faixa preparada
Pátio com 3 posições de estacionamento para aeronaves tipo C
Instalação de PAPI na cabeceira 25
Adequação da via de pedestres lado ar
Com os projetos da Aena, o aeroporto de Campo Grande ganha um segundo piso no terminal de passageiros e pontes de embarque e desembarque, Ponta Porã terá uma ampliação que vai triplicar o tamanho total do terminal de passageiros e a reforma em Corumbá vai dobrar a superfície da área pública. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.
CAMPO GRANDE
As reformas propostas vão permitir ao aeroporto atingir uma capacidade de 2,6 milhões de passageiros ao ano. As obras devem incluir a construção de um segundo piso no terminal de passageiros, instalação de pontes de embarque, reforma do pátio de aeronaves e ampliação do estacionamento. As reformas em Campo Grande também vão permitir que o aeroporto esteja preparado para receber voos internacionais. A Aena assumiu a gestão do aeroporto em 13 de outubro.
Principais melhorias:
Ampliação do terminal de passageiros, passando de 10.000 m² para 12.000 m²
Sala de embarque com 5 portões em área de 1.036 m²
Restituição de bagagem com 2 esteiras em área de 373 m²
Balcões de check-in com 20 posições em área de 190 m²
3 controles de segurança (raios-x) com 113 m²
Ampliação do estacionamento
Reforma do pátio com 11 posições de estacionamento para aeronaves tipo C
Implantação de pontes de embarque
Possibilidade de atender voos internacionais
Realocação do ponto de abastecimento de aeronaves, que atualmente se localiza fora do pátio e será transferido para a área interna do sítio aeroportuário
Construção de uma taxiway de saída rápida para acesso à área militar
PONTA PORÃ
Uma ampliação robusta será realizada no terminal de passageiros, oferecendo uma experiência muito melhor para os usuários. A área construída vai passar dos atuais 800 m² para 2.600 m², com o espaço da sala de embarque quadruplicado e a superfície da área pública nove vezes maior. O COA também vai ganhar um novo prédio. O pátio vai contar com três posições para aeronaves tipo C. Foi integrado à rede Aena em 7 de novembro.
Principais melhorias:
Ampliação do terminal de passageiros de 800 m² para 2.600 m²
A superfície da área pública será nove vezes maior
Novo edifício para órgãos públicos
Sala de embarque com 2 portões em área de 350 m²
Balcões de check-in com 4 posições em área de 70 m²
1 controle de segurança (raios-x) com 40 m²
Restituição de bagagem com 1 esteira em área de 130 m²
Reforma do pátio com 3 posições de estacionamento para aeronaves tipo C
Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras
Adequação da faixa preparada
Novo pátio para aviação geral
CORUMBÁ
Ao fim das obras promovidas pela Aena, o aeroporto de Corumbá vai dobrar a capacidade operacional, que poderá alcançar 100 mil passageiros ao ano. No lado ar, haverá uma bateria de melhorias e revitalizações, com foco no aumento da segurança operacional. Também serão implantadas quatro posições de estacionamento tipo C no pátio. A Aena assumiu a administração do aeroporto em 10 de novembro.
Principais melhorias:
Ampliação do terminal de passageiros de 1.950 m² para 2.850 m²
A superfície da área pública será 2 vezes maior
Sala de embarque com 2 portões em área de 350 m²
Balcões de check-in com 4 posições em área de 70 m²
1 controle de segurança (raios-x) com 40 m²
Restituição de bagagem com 1 hipódromo em área de 130 m²
Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras
Adequação da faixa preparada
Instalação de PAPI na cabeceira 09
Reconfiguração do pátio de aviação geral