Mack Rutherford, de 17 anos, se tornou o mais jovem piloto a voar sozinho ao redor do mundo
Marcel Cardoso Publicado em 25/08/2022, às 16h25
Um piloto de apenas 17 anos de idade entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, ao se tornar a pessoa mais jovem do mundo a fazer uma viagem de volta ao mundo sozinho em um avião.
Mack Rutherford decolou de Sofia, na Bulgária, no dia 23 de março e, depois de 154 dias, pousou de volta ontem (24). Ele pilotou um ultraleve (59DZG) Shark Aero Shark atravessando os oceanos Pacífico e Atlântico e três continentes, além dos Estados Unidos.
O adolescente, como qualquer outro piloto que já fez este desafio, teve vários contratempos durante o caminho. Ele dormiu em uma ilha inabitada, enfrentou calor e tempestades extremas, fechamentos de aeroportos e, o mais comum, problemas técnicos na aeronave.
This weekend we welcomed Mack Rutherford, 17, who landed in Aberdeen ahead of the final leg of his attempt to beat the Guinness World Record for the youngest person to fly around the world solo in a small plane! ✈️ pic.twitter.com/HlXSvOykJ5
— Aberdeen Airport ✈️ (@ABZ_Airport) August 22, 2022
Rutherford quebrou o recorde anterior que pertencia ao britânico Travis Ludlow, que fez a volta ao mundo aos 18 anos e 150 dias de vida. Ele havia partido com um Cessna 172R (N5010) do aeroporto de Teuge (EHTE), na Holanda, em 29 de maio de 2021, e pousou no mesmo local cerca de 40 dias depois.
A irmã do novo recordista também já esteve no livro dos recordes. Zara Rutherford é a mulher mais jovem do mundo ao voar sozinha ao redor do mundo, em feito conquistado em janeiro deste ano.