Acordo viabilizará tecnologias de drones para delivery no Brasil

Thales e Speedbird Aero fecharam um acordo para o desenvolvimento de tecnologias de drones para delivery

Por Marcel Cardoso Publicado em 11/05/2023, às 06h41

Acordo foi anunciado durante o Droneshow 2023, em São Paulo - Divulgação

A empresa de tecnologia Thales e a Speedbird Aero, plataforma de logística de drones, fecharam uma parceria para a criação de sistemas de gerenciamento de tráfego de drones que serão usados para aplicativos de delivery no Brasil.

O acordo foi assinado ontem (10), no DroneShow 2023, em São Paulo. O trabalho conjunto envolverá equipes de engenharia da Thales no Brasil, Estados Unidos e França para desenvolver operações Beyond Visual Line-of-Sight (Bvlos), quando o piloto remoto não tem alcance visual do dispositivo. 

Luciano Macaferri, Diretor-Geral da Thales no Brasil, e Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero - Foto: Divulgação.

 

Nos próximos três anos, as duas empresas continuarão focadas em estudos de viabilidade econômica de tecnologias, infraestruturas e modelos de negócios para projetos-piloto em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, além de possíveis outras localidades.

"A parceria estratégica com a Thales trará a tecnologia e a expertise necessárias no espaço ATM/UTM para apoiar e expandir as operações comerciais diárias da Speedbird BVLOS no Brasil e em outros países. Será um grande passo na construção de operações de entrega de drones comerciais seguras, escaláveis e sustentáveis”, disse Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero.

O Brasil deve ser o principal mercado de drones da América Latina e algumas pesquisas, como a realizada pela Drone Industry Insights, estimam que até 2026 esse negócio pode gerar cerca de US$ 373 milhões (R$ 1,84 bilhão) por ano. 

Para a Thales, hoje, duas em cada três aeronaves decolam e pousam usando a tecnologia da empresa e, na sua visão, o país deve continuar trabalhando para estabelecer um ecossistema seguro, com tecnologia de alto desempenho para uma gestão integrada de tráfego que permita o monitoramento, detecção e classificação de aeronaves não tripuladas, com resposta rápida a casos de ameaça e sem riscos para a aviação civil. 

Entregas Tecnologia Delivery Drone parceria Thales droneshow Speedbird Aero

Leia também

Empresa de drone delivery fechou parceria com desenvolvedora de Israel
Embraer fecha nova parceria para desenvolver eVtols no Brasil