Acordo abre caminho para infraestrutura de hidrogênio em aeroportos

Airbus e Linde fecham acordo de cooperação em infraestrutura de hidrogênio para aeroportos

Marcel Cardoso Publicado em 23/06/2022, às 07h55

Sabine Klauke (Airbus) e Philippe Peccard (Linde) - Airbus/Divulgação

A Airbus e a Linde, empresa que atua no ramo em gases industriais e de engenharia, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para trabalhar no desenvolvimento de infraestrutura de hidrogênio em aeroportos em todo o mundo. 

O acordo veio após um tratado de cooperação assinado em Singapura, em fevereiro, e abrange a colaboração nas cadeias globais de fornecimento de hidrogênio, desde a produção até o armazenamento em aeroportos, incluindo a integração do reabastecimento nas operações normais de manuseio em terra. 

"Estamos avançando bem com o hidrogênio como um importante caminho tecnológico para alcançar nossa ambição de trazer uma aeronave comercial de emissão zero ao mercado até 2035. Construir a infraestrutura é igualmente crucial", disse Sabine Klauke, a diretora técnica da Airbus.

Ambas as empresas definirão e lançarão projetos piloto em vários aeroportos a partir do início de 2023. Além disso, a Airbus e a Linde vão analisar o potencial dos combustíveis ‘Power-to-Liquid’, um tipo de combustível de aviação sustentável (SAF) feito a partir do hidrocarboneto líquido produzido sinteticamente através da conversão de eletricidade renovável.

Ao aproveitar as competências de ambas as empresas, estamos bem posicionados para colaborar com aeroportos e autoridades governamentais no desenvolvimento de conceitos viáveis ​​para hubs aeroportuários sustentáveis ​​baseados em hidrogênio", comentou Philippe Peccard, vice-presidente de energia limpa da Linde.

Em 2020, a Airbus lançou o programa “Hydrogen Hub at Airports” para impulsionar a pesquisa sobre requisitos de infraestrutura e operações aeroportuárias de baixo carbono, em toda a cadeia de valor. Até o momento, foram assinados acordos com parceiros e aeroportos na França, Itália, Coréia do Sul, Japão e Singapura.

A primeira aeronave conceito ZEROe foi apresentada em 2020, e o desenvolvimento dos blocos tecnológicos correspondentes está em andamento em uma rede global de pesquisa e desenvolvimento focada no desenvolvimento da tecnologia de hidrogênio para futuras aeronaves comerciais.

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