Acidentes aéreos caíram quase 10% em 2021

Relatório anual da Icao afirma que os acidentes aéreos caíram 9,8% em 2021

Marcel Cardoso Publicado em 26/08/2022, às 06h21

Acidentes aéreos em 2021 também foram menos fatais do que os do ano anterior - PTI

O 2022 Safety Report (Relatório de Segurança) da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao) mostrou que os acidentes aéreos pelo mundo caíram 9,8% em 2021, em comparação com o ano anterior.

A taxa de acidentes caiu de 2,14 para 1,93 por milhão de decolagens. O número de óbitos teve uma queda mais expressiva, de 66%. “Esses resultados são muito positivos e encorajadores, e ratificam que o transporte aéreo é o modo de transporte mais seguro, mesmo nas atuais circunstâncias globais”, segundo Juan Carlos Salazar, Secretário-Geral da Icao.

O relatório também enfatiza que, em resposta às tendências existentes e as que estão em desenvolvimento, o órgão está trabalhando em uma estreita parceria com a comunidade internacional de aviação para alcançar futuras melhorias de segurança. "O compromisso coletivo e de longa data do transporte aéreo com a segurança , a segurança e a saúde dos passageiros e tripulantes permanece inabalável” concluiu Salazar.

A edição deste ano do Safety Report fornece atualizações para os indicadores do Plano Global de Segurança da Aviação Icao 2020-2022 (Gasp), vinculados ao primeiro de seus objetivos, que está focado em alcançar uma redução contínua dos riscos de segurança operacional no mundo.

2021 ICAO Relatório Acidentes Segurança

Leia também

Erro do piloto causou acidente com MV-22
Antigo caça F-4 Phantom da Coreia cai no Mar Amarelo