Ao longo de 10 anos a Abear ajudou a criar uma cultura mais profissional em todos os setores da aviação comercial brasileira
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 03/10/2022, às 16h00
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) comemorou 10 anos e realizou um evento para convidados, que incluiu CEO das empresas associadas, membros do Conselho Deliberativo, executivos de entidades e organizações parceiras.
A Abear se tornou porta-voz do transporte aéreo de passageiros e cargas, buscando junto as autoridades soluções e mediações para o setor. Ao longo de uma década os maiores desafios aconteceram nos dois últimos anos, com a grave crise que atingiu a aviação comercial em todo o mundo.
“Fizemos uma travessia muito dura nesses dois últimos anos, que só foi possível devido a muito profissionalismo e muito foco de todos os envolvidos”, destacou Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.
A abertura da celebração contou com depoimento do presidente do Conselho Deliberativo da Abear, e CEO da Latam, Jerome Cadier que destacou a importância da associação para as empresas aéreas. “Tudo o que o setor enfrentou nos últimos dois anos só reforça a força da Abear e a longevidade que a entidade terá. Isso me dá a tranquilidade que estamos fazendo a coisa certa com o setor no Brasil”, afirma.
Um dos principais destaques da Abear foi a viabilização de uma nova cultura de valores e política para o transporte aéreo no Brasil. Criada quatro anos após a crise financeira que atingiu o mundo, ao mesmo tempo que o Brasil superava a crise aérea que começou com a falência da Transbrasil, seguida da Vasp, Varig e o famigerado apagão aéreo, a Abear auxiliou as companhias aéreas e entes de governos a terem uma nova percepção do transporte aéreo nacional.
“Criamos uma entidade em defesa dos interesses de promoção dos valores da aviação, conseguimos criar uma cultura, relações de confiança, seguindo rigorosamente todas as nossas regras de compliance, que nos permite entender que essa indústria tem um conjunto enorme de profissionais de extrema qualidade, e tem uma pauta a defender perante a sociedade”, disse Sanovicz.
O executivo ainda ressaltou a atuação coletiva e coordenada das entidades parceiras nos últimos anos, que criou uma nova estrutura no Brasil. A Abear segue ciente dos desafios já no curto prazo, especialmente com relação aos novos combustíveis no mundo e exigência de revisão sistema tributário brasileiro.
“Seguiremos atuando nas mudanças que serão necessárias para a introdução do combustível sustentável (SAF, na sigla do inglês), enfrentando debates com o governo sobre o sistema tributário e a garantia de políticas públicas que incentivem investimentos e gerem empregos”, afirmou Jurema Monteiro, diretora da Relações Institucionais da Abear. “É muito importante participar dessa história e é necessário, também, pensar no futuro”.
Segundo ela, cada vez mais o desafio do setor é voltar-se para a agenda de ESG, as discussões sobre redução de emissões de carbono, diversidade e inovação devem ocupar os debates, e o posicionamento das companhias aéreas e do setor como um todo na sociedade brasileira.
O Brasil avançou em todos os segmentos do transporte aéreo nas duas últimas décadas, superando crises graves, ampliando o acesso de mais passageiros as viagens aéreas e a profissionalizando ainda mais o setor.