A380 vai testar novo motor de rotor aberto

Airbus e CFM vão testar no A380 um novo motor com tecnologia de rotor aberto

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 19/07/2022, às 11h39

Conceito open rotor é uma das opções para buscar máxima eficiência na nova geração de aviões - Airbus

Os desafios de encontrar uma nova tecnologia de motores aeronáuticos ganhou um novo impulso com a parceria entre a Airbus e a CFM International, que vão avaliar uma nova arquitetura de propulsão.

A colaboração entre os dois fabricantes vai avaliar a viabilidade do conceito de rotor aberto, ou cutting-edge open fan engine, em inglês. O projeto é derivado de estudos realizados nos anos 1980, sendo basicamente uma união conceitual do turboélice com o turbofan.

A Airbus vai empregar um A380 como avião de demonstração e ensaios em voo, visando acelerar e amadurecer o desenvolvimento de tecnologias avançadas de propulsão, sendo parceira do programa RISE (acrônimo de Revolutionary Innovation for Sustainable Engine) da CFM.

“Novas tecnologias de propulsão desempenharão um papel importante para alcançar os objetivos de zero líquido da aviação, juntamente com novos projetos de aeronaves e fontes de energia sustentáveis”, disse Sabine Klauke, Diretora Técnica da Airbus.

O desenvolvimento de um novo motor aeronáutico, capaz de reduzir o consumo de combustível, as emissões e ruídos, é visto como fundamental para o surgimento de uma nova geração de aviões, seja no mercado de corredor único ou de dois corredores.

Porém, a campanha de testes de voo será realizada apenas na segunda metade desta década, possivelmente em meados de 2025, a partir das instalações da Airbus em Toulouse, na França, onde está concentrada a maior parte da infraestrutura de ensaios.

Os voos de teste vão avaliar a integração do motor e as asas; e desempenho aerodinâmico; ganhos de eficiência do sistema propulsor; desempenho médio e geral; eficiência no consumo de combustível, com esperados até 20% na redução nas emissões de CO2 em comparação com os motores atuais; avaliação dos efeitos e modelos acústicos, tanto em voo quanto sua ressonância em solo; além de garantir a compatibilidade com combustíveis de aviação sustentável ​​(SAF, na sigla em inglês).

“Ao avaliar, amadurecer e validar a arquitetura do motor de ventilador aberto (open rotor) usando um demonstrador de ensaios de voo dedicado, estamos colaborando com de forma significativa para o avanço da tecnologia que nos permitirá atingir nossas metas de descarbonização em todo o setor”, explicou Klauke.

Em nota, a Airbus explicou também que antes dos voos de teste com o A380, a CFM realizará os ensaios de solo do motor, juntamente com a validação de teste prévio de voo, que será realizado no centro de operações de teste de voo da GE Aviation em Victorville, nos Estados Unidos. A CFM é uma joint-venture entre a francesa Safran e a norte-americana GE Aviation, sendo responsável pela família de motores CFM-56 e CFM Leap.

“O Programa CFM RISE tem tudo a ver com expandir o envelope da tecnologia, redefinindo a arte do possível e ajudando a alcançar um crescimento mais sustentável a longo prazo para nossa indústria”, disse Gaël Méheust, presidente e CEO da CFM International.

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