Real Força Aérea realizou um teste com o A330 MRTT abastecido apenas com combustível renovável de aviação
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 21/11/2022, às 17h15
A Real Força Aérea (RAF, na sigla em inglês) do Reino Unido, realizou o primeiro voo com o A330 MRTT abastecido apenas com SAF, o combustível renovável de aviação.
O voo com o Voyager, denominação britânica para o A330 MRTT, foi também o primeiro no espaço aéreo do Reino Unido usando apenas SAF. Até então, os testes, em geral na aviação comercial, eram baseados em uma mistura de querosene de aviação e combustível renovável.
O Voyager da RAF decolou da base aérea de Brize Norton em Oxfordshire, na Inglaterra, na quarta-feira (16), completamente abastecido com SAF, abrindo caminho para uma gama de possibilidades na aviação militar, incluindo no futuro a transferência do combustível renovável para aeronaves reabastecidas em voo.
O voo de teste foi um esforço conjunto entre a RAF, a Airbus, a agência de equipamentos e suporte de defesa do Ministério da Defesa do Reino Unido, a empresa britânica de leasing de aeronaves AirTanker e a Rolls-Royce, com o combustível fornecido pela Air bp.
Com duração de 90 minutos, o voo de teste foi realizado por uma equipe de engenharia da Airbus, RAF e Rolls-Royce, que replicou uma surtida de reabastecimento ar-ar e foi acompanhado por representantes seniores da RAF e da indústria.
“Do ponto de vista da tripulação, a operação do SAF foi ‘transparente’, o que significa que não foram observadas diferenças operacionais”, destacou Jesus Ruiz, pilot o chefe do ensaio. “O Plano de Teste foi exaustivo e robusto, nos permitindo comparar SAF com JET1, culminando em um voo sem uma única gota de combustível fóssil”.
O SAF usado no voo foi feito com óleo de cozinha usado, que segundo estudos iniciais permite reduziu as emissões em até 80% quando comparado ao combustível convencional.
Entre os objetivos dos militares britânicos está reduzir a dependência de petróleo e as emissões de poluentes, que mesmo no campo da defesa sofre forte pressão da opinião pública na Europa.
Embora ainda não exista definição de qual abordagem será adotada pela indústria aeronáutica para redução das emissões de poluentes, o SAF lidera a corrida ao oferecer diversas alternativas para sua produção, com menores riscos e considerável redução de poluentes. Além disso, não exige mudanças significativas nas aeronaves e nem na infraestrutura de abastecimento existente.