A torre de controle do hoje desativado aeroporto de Croydon, em Londres, foi a primeira a ser erguida no mundo, em 1920
Por Marcel Cardoso Publicado em 25/02/2025, às 10h45
Há exatos 105 anos, em 25 de fevereiro de 1920, foi inaugurada a primeira torre de controle de tráfego aéreo do mundo. Localizada no aeroporto de Croydon, o então principal terminal de Londres.
Atualmente o aeródromo está desativado, mas por foi o único internacional do Reino Unido no período entre guerras. Com o crescimento das viagens aéreas civis após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o Ministério da Aeronáutica britânico buscava uma solução para organizar com segurança o número crescente de voos.
Antes da instalação da torre, os aeroportos utilizavam escritórios de rádio e faróis para auxiliar os pilotos que dependiam de referências visuais para a navegação. A nova estrutura, chamada de "Torre de Controle do Aeródromo", foi projetada para melhorar a coordenação dos voos.
O Ministério da Aeronáutica determinou que a torre de madeira deveria ser erguida a 15 pés (4,5 metros) acima do nível do solo e equipada com grandes janelas em todas as quatro paredes. Além disso, foi instalada uma biruta no telhado, conectada a um indicador interno para permitir o monitoramento das condições do vento.
Os Oficiais de Tráfego da Aviação Civil (CATO, na sigla em inglês) foram responsáveis por fornecer via rádio as informações essenciais sobre tráfego aéreo, clima e condições locais para as tripulações. Os voos eram rastreados por meio de navegação por rádio e registrados em mapas de papel utilizando alfinetes e bandeiras.
Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), novas tecnologias foram implementadas na aviação, incluindo comunicação bidirecional e tiras de progresso de voo em papel para monitoramento das aeronaves.
Em 1944, a instalação de torres de controle se tornou obrigatória em diversos aeroportos e o modelo implementado em Croydon serviu de referência para todas as futuras estruturas existentes no mundo.