Fabricante europeia pode formalizar o lançamento do A350F assim que garantir pedidos pela aeronave.
Por Gabriel Benevides Publicado em 01/03/2020, às 19h00 - Atualizado às 23h32
Segundo o site Cargo Facts, a Airbus estaria estudando a possibilidade de lançar uma versão cargueira do moderno A350
O Cargo Facts aponta que nos últimos meses Airbus estaria sondando empresas de carga para avaliar o interesse em um novo cargueiro de grande porte. Para a formalização da aeronave, o fabricante necessitaria de uma encomenda considerável; segundo o artigo, ao menos uma empresa da Ásia estaria interessada na aeronave.
Atualmente, a empresa europeia é a maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, mas quando o assunto é o transporte de cargas, a Airbus tem que ceder o seu lugar para a americana Boeing, que tem longa tradição nesse setor. A Airbus oferece o modelo A330-200F e recentemente começou a operar com a conversão do A321 em cargueiro.
Se o projeto realmente acontecer, o Cargo Facts aponta o a350-1000 como a opção mais propicia a transformação em cargueiro, no entanto, para Frederic Horst, diretor administrativo do site, a aeronave “aparentemente não se encaixa na frota global de cargueiros”.
Um levantamento publicado mostra que 27,4% dos cargueiros de grande porte que operam atualmente são variantes do 747 e do MD-11, aeronaves que precisarão ser substituídas em breve. Futuramente as empresas só terão o 777F como cargueiro de grande porte. Não seria este um bom momento para a Airbus investir no setor de cargas?