20 jatos da Embraer serão convertidos em cargueiros na China

Acordo entre a Embraer e um grupo da China permitirá a conversão de 20 jatos no país

Por Marcel Cardoso Publicado em 21/06/2023, às 07h05

O mercado chinês deverá precisar de 240 cargueiros do mesmo porte dos que serão desenvolvidos pela Embraer - Embraer/Divulgação

A Embraer e a Lanzhou Aviation Industry Development Group assinaram hoje (21), no Paris Air Show 2023, um acordo para a conversão de 20 jatos de passageiros para cargueiros.

As empresas irão cooperar no estabelecimento da capacidade de conversão do E190F e E195F em Lanzhou, na China, acelerando a introdução da primeira geração de cargueiros E-Jet no mercado do país asiático. “É um mercado com demanda crescente por aeronaves de carga, resultado do expressivo crescimento do e-commerce e com consequências positivas para o setor de logística”, disse Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

A Embraer prevê uma demanda de mercado para cerca de 700 E-Jet cargueiros nos próximos 20 anos. Entre eles, o mercado chinês deverá precisar de 240 cargueiros desse porte, representando 34% do total global, impulsionado pelas demandas dos setores de comércio eletrônico e logística.

As conversões dos e-jets para cargueiros terão mais de 50% a mais de capacidade de volume, três vezes o alcance dos grandes turboélices cargueiros e custos operacionais até 30% menores do que os narrowbodies. “Acreditamos que a ‘velocidade da China’ na logística da aviação será uma base importante para o crescimento sustentável e eficiente de nossa economia”, disse Chen Zhiqiang, presidente do Lanzhou Aviation Industry Development Group.

Embraer China Jatos P2F cargueiros Paris Air Show Lanzhou

Leia também

Embraer confirma venda de 15 E195-E2 para a Azorra
Empresa de leasing firma acordo para 10 jatos Embraer E195-E2