AERO Magazine
Busca

Bell com asas fixas


A Bell é mundialmente reconhecida por seus helicópteros, com grande destaque para as famílias Jet Ranger e Iroquois (Huey). A empresa, porém, por muitos anos, se revelou uma das mais inovadoras também no segmento de asa fixa. Seu primeiro projeto, o YFM-1 Airacuda, nasceu em 1937 como um “bomber destroyer”. Conhecido também como Bell Model 1, o modelo incorporava uma série de inovações, como armas estabilizadas por giroscópio, propulsão tipo push, uso dos motores Allison V-1710-41 e assim por diante.

Um dos modelos mais bem-sucedidos da Segunda Guerra foi o P-39 Airacobra, um caça leve amplamente utilizado pelas forças armadas de EUA, União Soviética e Reino Unido, além das forças aéreas cobeligerantes da Itália e da França Livre. Foram produzidos mais de 9.000 exemplares, o que o torna um dos caças mais fabricados durante o conflito.

O modelo mais importante dessa fase da Bell, porém, foi o X-1, o primeiro avião a quebrar a barreira do som, em 14 de outubro de 1947, pilotado pelo lendário Charles “Chuck” Yeager. Com um design desenvolvido em parceria com a NACA (atual NASA), o modelo ainda gerou uma série de derivados, como X-1A, X-1B, X-1C, X-1D, X-1E e X-2, que foram fundamentais para o desenvolvimento do conceito supersônico.

Redação
Publicado em 15/07/2015, às 00h00 - Atualizado às 02h49


Mais Curiosidades