Cessna Citation CJ4

Cessna Citation CJ4

O Citation CJ4 oferece alcance e velocidade geralmente encontrados em categorias como mid-size, isso ao custo de operação dos light jets. Se destacam no projeto as janelas com controle elétrico da persiana, ponto de abastecimento externo e lavatório. Aliado a outras características aerodinâmicas, o perfil das asas, com bordo de ataque com 15,4o e 0,411o no bordo de fuga, permite um excelente desempenho em pistas curtas. O Citation CJ4 é homologado como single-pilot, podendo transportar até 10 passageiros. A velocidade máxima é de Mach 0.77 e o alcance, de 2.170 nm. Com quatro passageiros e um piloto, o avião é capaz de cumprir São Paulo-Santiago do Chile.
Preço: US$ 8,99 milhões

 

Cessna Citation CJ3+

Cessna Citation CJ3+

Certificado como single-pilot, o Citation CJ3+ foi projetado para atender às necessidades do operador da categoria light jet sem sacrificar a produtividade e o conforto. O CJ3+ oferece assentos ajustáveis para seis passageiros num arranjo tipo center club, com duas mesas rebatíveis. O modelo traz uma série de inovações, como a suíte de aviônicos Garmin 3000, considerada uma das mais modernas do mercado. A velocidade máxima é de Mach 0.737, com alcance de 1.802 nm. Com um piloto e quatro passageiros, é possível voar de São Paulo para Boa Vista, ou Puerto Montt, no Chile.
Preço: US$ 7,99 milhões

 

Embraer Phenom 300

Embraer Phenom 300

O Phenom 300 foi o jato de negócios mais entregue no mundo nos dois últimos anos. Com a mais ampla cabine da categoria, é possível transportar entre 8 e 11 pessoas. Um dos destaques é ser certificado como single pilot. A velocidade de cruzeiro é de Mach 0,78 e o alcance, de 1.972 nm, permitindo operar entre São Paulo e Santiago do Chile. A Embraer possui um programa de manutenção que exige apenas uma parada para manutenção ao ano ou a cada 600 horas de voo, um recorde para a categoria.
Preço: US$ 9,9 milhões

 

Piaggio Aero P180 Avanti II / EVO

Piaggio Aero P180 Avanti II / EVO

O P180 Avanti II se destaca pelo design made in Italy, que traz uma incomum solução aerodinâmica, com motores em configuração push. A espaçosa cabine de passageiros se beneficia de maior silencio e menor vibração graças à disposição dos motores, montados relativamente distantes dos passageiros. Com desempenho próximo ao de aeronaves VLJ, de acordo com o fabricante, seus custos operacionais podem ser até 40% menores que o de aeronaves a jato de tamanho equivalente. O alcance é de 1.720 nm. A nova versão EVO conta com melhorias no desempenho e alguns refinamentos aerodinâmicos, como novos winglets e novas hélices Hartzell de cinco pás mais eficientes, além da suíte de aviônicos Rockwell Collins Pro Line 21.
Preço: US$ 7,2 milhões


Especial Cessna Citation CJ4 Citation CJ3+ Embraer Phenom 300 Piaggio Aero P180 Avanti II EVO Light Jet Biturboélice

Artigo publicado nesta revista

NBAA 2016

Assine

Impressa
1 ano
Impressa
2 anos
PDF/Android
1 ano
iPad/iPhone
1 ano



Receba o boletim AERO Magazine

Receba no seu email grátis destaques de conteúdo e promoções exclusivas

Mais lidas

1 King Air C90GTx começa a chegar ao Brasil Notícias
2 Airlink, da África do Sul, torna-se a primeira cliente do país a adquirir aviões E-Jet da Embraer Notícias
3 Caem as entregas, mas há otimismo na Robinson Notícias
4 Jatos de negócios congestionam aeroportos na região de Davos Notícias
5 Janela-bolha para o helicóptero Airbus H125 Esquilo Notícias
6 100 aeronaves que marcaram a virada do século 20 para o 21 Notícias
7 Monomotor ou bimotor? Reportagens
8 O jato particular de Trump é melhor do que o Air Force One? Notícias
9 Polônia poderá comprar 100 aviões de combate Notícias
10 O novo Beluga XL da Airbus toma forma Notícias