AERO Magazine
Busca

Fake news

Vídeo de acidente com avião da Emirates é falso

Vídeo de um suposto acidente envolvendo um avião da Emirates circulou pelas redes sociais e foi criado por inteligência artificial


O vídeo foi divulgado em um momento em que o mundo foi abalado com duas tragédias ocorridas na Ásia - Divulgação
O vídeo foi divulgado em um momento em que o mundo foi abalado com duas tragédias ocorridas na Ásia - Divulgação

A Emirates divulgou um comunicado no último sábado (4), desmentindo um vídeo de um acidente aéreo que viralizou nas redes sociais. O material, criado com uso de inteligência artificial, mostra um avião com as cores da companhia aérea caindo em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O vídeo surgiu em um momento delicado para o setor aéreo, fortemente impactado com dois acidentes fatais em dezembro do ano passado, com a derrubada de um Embraer E190, no Cazaquistão,envolvendo um Embraer E190 da Azerbaijan Airlines; seguido de um Boeing 737-800 Jeju Air, que se chocou contra uma estrutura de concreto na Coreia do Sul. Ambos os acidentes deixaram um saldo de mais de duzentas mortes.

Em uma publicação no X (antigo Twitter), a Emirates Airline informa que "se trata de conteúdo fabricado e falso. Estamos em contato com várias plataformas de redes sociais para remover o vídeo ou deixar claro que se trata de uma filmagem criada digitalmente, a fim de evitar a circulação de informações falsas e alarmantes".

A companhia aérea, que faz mais de dez voos semanais de Dubai (DXB) para os aeroportos internacionais de São Paulo (GRU) e do Rio de Janeiro (GIG), também pediu cautela aos usuários de redes sociais. "Pedimos às pessoas que tratem esse tipo de vídeo com a maior seriedade".

Abaixo, o vídeo falso criado por inteligência artificial, que possibilita avaliar os riscos do uso indevido da tecnologia. Embora com pouco realismo e edição precária, o vídeo ganhou ampla visibilidade global.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 06/01/2025, às 09h17


Mais Notícias