AERO Magazine
Busca

Na cabine

Veja de dentro do cockpit como é pilotar um caça

Produzido em 4K em 360 graus, vídeo permite acompanhar voo completo a bordo de um Eurofighter Typhoon


Militares da Espanha e a Airbus criaram um vídeo em 360 graus que proporciona uma perspectiva de voo dos pilotos do Eurofighter Typhoon, o moderno caça operado pelas principais forças aéreas da Europa. O vídeo proporciona uma visão, da perspectiva do piloto, em diversas fases do voo, inclusive durante seu reabastecimento em pleno voo.

O avião utilizado no vídeo opera na Base Aérea de Morón, a sudeste de Sevilha, na Espanha. Para produzir o vídeo foi instalado um conjunto de câmeras de alta resolução de 360 ​​graus montadas na parte interna do cockpit. Para suportar as grandes cargas oriundas das manobras, o sistema foi fixo com fortes ventosas e ao final proporciona uma visão, da perspectiva do piloto, em múltiplos tipos de missão. O vídeo está disponível inclusive em 4K. 

O Typhoon foi desenvolvido em parceria entre as forças aéreas britânica, alemã, italiana e espanhola, e se tornou um dos maiores programas militares colaborativos da Europa. O avião é construído majoritariamente por um consórcio composto pelo conglomerado Airbus, a italiana Leonardo e a britânica BAe Systems.

O primeiro voo ocorreu em 1994, com o primeiro avião entrando em serviço operacional em 2003, após quase uma década de desenvolvimento. O Eurofighter Typhoon é impulsionado por dois motores Eurojet EJ200, e atinge velocidade de até 2.494 km/h, com alcance bélico de 1.389 km. A velocidade máxima de subida horizontal é de 315 m/s, o equivalente a subir ao topo do One World Trade Center, em Nova York, em apenas 2 segundos.

O Typhoon chegou a disputar o programa de modernização de caças da Força Aérea Brasileira, que teve como vencedor o programa Gripen NG.

Veja o vídeo:  

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 26/01/2018, às 14h00 - Atualizado às 15h10


Mais Notícias