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Um bimotor de quatro motores

A estranha solução para os problemas de potência nos anos 1940


Com o final da Segunda Guerra, muitos fabricantes aeronáuticos buscaram novos mercados para manter seus negócios. Os cinco últimos anos haviam registrado grandes conquistas tecnológicas que agora podiam ser utilizadas em uma infinidade de aeronaves civis. O futuro para muitos fabricantes estava na aviação comercial, que registrava um crescimento constante nos meses após o fim do conflito.

Conquistas tecnológicas, necessidade de sobrevivência e um mercado em potencial era tudo o que a indústria necessitava para criar modelos que até hoje desafiam o bom senso. Um desses projetos é o Beechcraft Model 34 “Twin-Quad”, um bimotor de quatro motores! 

A ideia em si é um contrassenso, mas os engenheiros desenvolveram um avião metálico de asa alta, com trem de pouso tipo triciclo e capacidade para 14 pessoas, podendo eventualmente transportar 20 passageiros. O design contava com algumas soluções da própria Beechcraft, como o estabilizador em “V”, similar ao empregado no hoje icônico Bonanza. Se utilizar estabilizar em V num avião comercial já não fosse estranho o bastante, os engenheiros foram além de instalaram quatro motores Lycoming GSO-580 Supercharged de 375 hp no interior das asas. O que levaria a creer que seria um avião quadrimotor.

Porém, cada asa recebeu um par, acoplado numa caixa de redução, que, por sua vez, era encaixada numa hélice bipá. Na prática cada par de motor foi instalado de forma a trabalhar como um motor único, visando maior potência no conjunto.

Além de sofrer com a forte concorrência dos aviões excedentes de guerra, como os Douglas C-47 (versão militar do DC-3) e Curtiss C-46 Commando, o Model 34 encontrou na aerodinâmica e nos custos seus maiores inimigos.

Em janeiro de 1949, o único protótipo produzido sofreu uma pane e realizou um pouso forçado. Os danos extensos levaram ao cancelamento do programa, que tinha ainda em produção dois protótipos, um para ensaios em solo e outro para ensaios em voo. Nenhum dos três aparelhos foi preservado.

Redação
Publicado em 26/01/2018, às 11h00 - Atualizado às 13h20


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