AERO Magazine
Busca

Quinto elemento

Jumbo decola com cinco motores

Empresa aérea australiana Qantas Airways transporta motor adicional sob as asas de um de seus Boeing 747


A Qantas Airways realizou hoje um feito incomum na aviação comercial atual ao transportar um quinto motor num de seus Boeing 747-400 (VH-OJS). A curiosa operação ocorreu num voo entre a cidade australiana de Sydney e Joanesburgo, na África do Sul, com objetivo de reparar um dos 747 da companhia.

Embora incomum, a operação é prevista no projeto do Boeing 747. A asa esquerda possui um ponto de amarração que possibilita o transporte do quinto motor instalado num casulo especial. Após a equipe técnica preparar os pontos de ancoragem, o motor é suspenso por meio de um sistema de cabos e polias para ser fixado sob a asa.

O único contratempo é o arrasto e o peso extra, que exigiram que o voo CF63 realizasse uma escala técnica em Perth, também na Austrália, antes de seguir viagem transoceânica para a África do Sul. O motor Rolls-Royce RB211-524 utilizado pelos Boeing 747-400 da Qantas possui um peso total de aproximadamente 10 toneladas, que somado à sua área frontal provoca um acréscimo considerável no consumo.

A Qantas foi uma das empresas pioneiras no transporte de motores sobressalentes instalados sob as asas de um avião. No início da era do jato, as empresas aéreas eram constantemente obrigadas a transportar motores extras para atender a algum avião em manutenção fora de sua base de apoio. O último caso de transporte de um motor sob as asas de um Boeing 747 ocorreu em 2011, também pela própria Qantas.

Redação
Publicado em 06/01/2016, às 08h00 - Atualizado às 14h05


Mais Notícias