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Subsidiária da Embraer prevê iniciar testes com eVTOL ainda este ano

EVE Air Mobility avança no desenvolvimento do seu primeiro eVTOL e prevê iniciar campanha de testes em voo para até setembro


EVE é uma subsidiária da Embraer voltada para o segmento de mobilidade aéreas - Divulgação
EVE é uma subsidiária da Embraer voltada para o segmento de mobilidade aéreas - Divulgação

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, anunciou nesta quarta-feira (11), novas etapas em seu programa de desenvolvimento, com a confirmação da evolução no design do seu primeiro eVTOL, acrônimo em inglês para aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical, popularmente chamado de carro voador.

Segundo a EVE, os voos de teste estão previstos para começar no verão do hemisfério norte, entre junho e setembro. Diversos testes de componentes e sistemas foram concluídos e agora os ensaios avançam para a fase de integração do veículo e verificações em solo. Até o próximo ano, a expectativa é utilizar de cinco a seis protótipos para avançar no desenvolvimento do veículo e posterior certificação.

Nosso objetivo é fornecer a melhor solução para os clientes. Estamos construindo uma base sólida agora para ganhar mais velocidade e confiança na fase mais crítica do processo”, disse Johann Bordais, CEO da Eve.

Foram também apresentadas atualizações no projeto do eVTOL, com foco em segurança, eficiência operacional e experiência do passageiro. Entre os destaques estão:

  • Trem de pouso com rodas
    Opção desenvolvida para facilitar manobras em solo e reduzir consumo de energia durante o taxiamento
  • Cabine otimizada
    Assentos mais leves e design flexível, que permite o transporte de até quatro passageiros ou conversão rápida para transporte de carga
  • Rotores fixos e propulsor traseiro
    Design com quatro pás que reduz ruído e arrasto durante o voo
  • Asas modulares
    Estrutura com 15 metros de envergadura, otimizada para transporte em contêineres padrão usados em navios e transporte multimodal
  • Cockpit intuitivo
    Interface com sidestick de quatro eixos e sistema fly-by-wire de quinta geração da Embraer.

A EVE também detalhou a ampliação do TechCare, uma plataforma de serviços integrada para operações eVTOL. O sistema passa a incorporar o Vector, solução de gerenciamento de tráfego aéreo que apoia planejamento de frotas, controle de tráfego e agendamento de operações, com foco em operadores de mobilidade aérea urbana (UAM). O ecossistema ainda conta com treinamento de pilotos, serviços de manutenção, troca de bateriais e peças de reposição.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 11/06/2025, às 14h54


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