Iniciativa de comissária de bordo da SKY Airlines já está disponível para passageiros com deficiência visual
A empresa aérea SKY Airline passou a oferecer, desde 1º de julho, em todos os aviões, um guia, em espanhol e em inglês, com informações úteis em braille para passageiros com deficiência visual.
Ele fornece informações sobre segurança, localização das saídas, uso do cinto de segurança, localização dos banheiros, abertura das bandejas e reclinação dos assentos. De acordo com a companhia, a tripulação entregará esses guias aos passageiros que os solicitarem e continuará fornecendo instruções de segurança de forma verbal para aqueles que não sabem ler braille.
A criação do guia surgiu da iniciativa de Salomé Mujica, comissária de bordo da SKY, que tem um familiar com deficiência visual. "Após conversar com um passageiro cego que lia braille, propus à minha chefia criar um guia útil para este grupo de pessoas e hoje estou feliz que a companhia aérea tenha decidido seguir adiante com este projeto", disse Mujica.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 285 milhões de pessoas no mundo têm algum tipo de deficiência visual, sendo 39 milhões completamente cegas. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, das quais 500.000 são cegas e 6 milhões têm baixa visão.
A SKY Airline mantém operações de até três destinos sul-americanos para os aeroportos internacionais de São Paulo (GRU), Rio de Janeiro (GIG), Brasília (BSB), Salvador (SSA), Belo Horizonte (CNF) e Florianópolis (FLN).
Por Micael Rocha
Publicado em 25/07/2024, às 08h58
+lidas