AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

Russia apresenta nova insígnia

Militares estarão unidos sob novo símbolo, mas mudança gerou polêmica


O governo russo adotou um novo símbolo para suas forças militares, em substituição a tradicional estrela vermelha, ainda herança da extinta União Soviética.

Agora os militares da estão unidos sob uma estrela de cinco pontas que traz as cores vermelho, branco e azul, da bandeira russa.

Oficialmente o novo símbolo tem como objetivo enfatizar a estabilidade, apoio e dignidade, realçando as cores nacionais. A permanência da estrela se deve as tradições e as vitórias do exército russo, segundo nota emitida pelo Ministério da Defesa.

A mudança na insígnia das forças armadas russas tem gerado polêmica, sendo que todas as propostas foram refutadas pelos militares e população ao longo dos últimos anos. Mesmo a atual estrela, com detalhes em azul e branco, não agradou a muitos quando foi adotada.

Alguns críticos apontaram que a nova insígnia lembrava um selo postal de 3 centavos emitido pelos Correios dos EUA, enquanto outros ironizaram afirmando que os militares russos ostentariam a nova estrela do Capitão America, herói dos quadrinhos. Já a rádio russa Ekho Moskvy, afirmou que o símbolo era uma cópia do logotipo Mall of America, um shopping center localizado no Minnesota.

A apresentação pública ocorreu em uma enorme cerimônia realizada em Albino, cidade próxima a Moscou. Diversos artistas russos se apresentaram no palco de 20 metros que erguido num parque da cidade. A cerimônia ainda contou com a participação dos Russian Knights, que realizaram um show aéreo com seus Su-27.

Antigo símbolo das forças armadas herdava desenho soviético | Foto: Ministério da Defesa da Rússia

Redação
Publicado em 24/06/2014, às 11h17 - Atualizado às 14h32


Mais Notícias