A330 MRTT da RAF abasteceu com combustível sustentável um caça Eurofighter Typhoon e um C-130 Hercules
A força aérea britânica (RAF, na sigla em inglês) utilizou, pela primeira vez, um combustível sustentável para reabastecer em voo um caça Eurofighter Typhoon e um C-130 Hercules.
O combustível sustentável foi misturado com querosene de aviação regular, em uma porcentagem entre 46 e 48%.
A aeronave reabastecedora foi um A330 MRTT, designado na RAF como Voyager, que em novembro de 2022 já havia realizado um voo bem-sucedido com 100% de combustível sustentável.
"Esta foi a primeira vez [que abastecemos em voo] o Typhoon e o Hercules. Acreditamos que somos a primeira força aérea a conduzir uma operação de reabastecimento ar-ar com uma curva de combustível de aviação sustentável", disse Evans, gerente de projetos da RAF.
A parte do biocombustível é feita com à base de resíduos domésticos, como óleo de cozinha usado, que pode permitir reduzir em 80% as emissões de carbono, comparado com combustíveis convencionais.
"Esta é outra conquista importante no notável progresso da Royal Air Force para aumentar o uso de combustível sustentável. Com potenciais benefícios para o meio ambiente e resiliência operacional este importante trabalho, ao lado da indústria de defesa especializada e equipes científicas no Reino Unido, é crucial para a futura resiliência da RAF", disse Baronesa Goldie, ministra da Defesa.
Por André Magalhães
Publicado em 13/01/2023, às 10h10
+lidas