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Paris Air Show 2025

França lança projeto para desenvolver propulsão híbrido-elétrica em aviões

França lança projeto Tagine com Daher, Safran, Collins e Ascendance para desenvolver propulsão híbrido-elétrica em aviões leves e reduzir emissões na aviação geral


Iniciativa reúne Daher, Safran, Collins e Ascendance para viabilizar aeronaves híbridas entre 6 e 10 passageiros até 2027 - Daher
Iniciativa reúne Daher, Safran, Collins e Ascendance para viabilizar aeronaves híbridas entre 6 e 10 passageiros até 2027 - Daher

Quatro empresas do setor aeroespacial francês — Daher, Safran, Collins Aerospace e Ascendance — anunciaram o lançamento do projeto conjunto Tagine, voltado ao desenvolvimento de uma arquitetura de propulsão híbrido-elétrica para aeronaves leves. A iniciativa foi apresentada nesta quarta-feira (18), durante o Paris Air Show 2025.

O projeto tem como foco aviões com capacidade entre seis e dez passageiros, um segmento que soma cerca de 25 mil aeronaves em operação no mundo. A proposta é avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental do uso de propulsão híbrido-elétrica, visando reduzir emissões e viabilizar a adoção de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF).

O projeto tem apoio financeiro do Conselho para Pesquisa Aeronáutica Civil (Corac) e da Direção Geral da Aviação Civil da França (DGAC), e busca alinhar-se às metas de descarbonização da aviação estabelecidas por essas entidades. O objetivo é avaliar a viabilidade técnica, econômica e o potencial de redução de emissões da propulsão híbrida em uma aeronave da categoria do Kodiak, avião utilitário da Daher.

O projeto Tagine, voltado ao desenvolvimento de uma arquitetura de propulsão híbrido-elétrica para aviões leves, terá duração superior a dois anos e reúne expertises complementares das quatro empresas participantes:

  • Daher: líder do projeto, atua como fabricante OEM e arquiteta de aeronaves. Fornecerá o Kodiak como plataforma de testes para a nova tecnologia híbrida.
  • Safran: por meio da Safran Helicopter Engines e da Safran Tech, desenvolve um sistema híbrido de propulsão, combinando motor térmico de nova geração com propulsor elétrico, visando reduzir consumo de combustível, emissões e ruído.
  • Collins Aerospace: lidera os estudos de otimização aeroacústica e projeta um sistema totalmente elétrico de variação de passo da hélice, buscando maior eficiência energética e redução de peso no conjunto propulsor.
  • Ascendance: traz expertise em hibridização e gestão de energia com seu sistema Hybrid Operating System, definindo e integrando as necessidades de bateria para os sistemas híbridos.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 20/06/2025, às 08h54


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