AERO Magazine
Busca

Mudança de prioridades

Primeiro voo do caça brasileiro é adiado

Saab espera concluir sistema de software antes de iniciar ensaios de voo


A Saab anunciou que deverá postergar o voo inaugural do primeiro JAS 39E Gripen para meados do terceiro trimestre de 2017. A alteração no cronograma é relacionada a melhorias na arquitetura de software da aeronave. A meta inicial era realizar o primeiro voo neste mês de dezembro de 2016. 

A expectativa do fabricante é iniciar os voos com um software dentro dos parâmetros comercias previstos. O objetivo é aprimorar ainda na fase de ensaios estáticos e de solo as capacidades do sistema, permitindo a aeronave voar com uma configuração próxima à final.

Os engenheiros trabalham para separar os elementos de capacidade tática dos sistemas críticos, assim entregando aos fabricantes de armas uma plataforma com menos probabilidades de falha durante a integração dos sistemas de armas.

A expectativa inicial era que o primeiro voo ocorresse em dezembro de 2016, ainda com uma plataforma de testes de sistemas. A mudança, segundo interlocutores da Saab, apenas inverte a prioridade dos ensaios, mantendo o cronograma dentro do estabelecido.

A previsão é que os três primeiros protótipos sejam destinados à campanha completa de ensaios em voo, enquanto o quarto será empregado apenas para validar as mudanças pontuais da versão brasileira.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 28/11/2016, às 15h00 - Atualizado em 29/11/2016, às 16h34


Mais Notícias