AERO Magazine
Busca

Primeiro Airbus made in USA

JetBlue recebe o primeiro A321 produzido nos Estados Unidos


O primeiro Airbus produzido nos Estados Unidos foi entregue a JetBlue, em cerimônia realizada na unidade da Airbus U.S. Manufacturing Facility, em Mobile, Alabama.

Durante a apresentação do A321 estiveram presente toda a equipe de funcionários da linha de montagem norte-americana, assim como executivos da Airbus, o presidente e CEO da JetBlue, Robin Hayes, e diversos dignitários da região da Costa do Golfo.

A estratégia da Airbus em levar uma planta de produção para os Estados Unidos ocorreu em 2012, quando foi anunciado o projeto para construção de uma linha de montagem de aeronaves de corredor único em Mobile, com investimentos na ordem de US$ 600 milhões. A inauguração da unidade norte-americana ocorreu em setembro de 2015, enquanto o primeiro A321 realizou seu primeiro voo no último 21 de março.

O objetivo da Airbus é facilitar a entrada de seus produtos nas empresas aéreas norte-americanas e reduzir os custos de produção. Atualmente outras nove aeronaves da família A320 em produção, com a previsão de entrega de quatro aeronaves por mês até o final de 2017. Por ora, as aeronaves produzidas são da versão CEO (Current engine option), porém, a transição para os Neo (New engine option) terá início no final de 2017.

De acordo com a Airbus, 87% dos funcionários de Mobile são oriundos da própria região da Costa do Golfo, dos quais aproximadamente um terço são veteranos militares dos Estados Unidos.

Utilizando o slogan “O sol nunca se põe na Airbus”, claramente inspirado no antigo Império Britânico, as aeronaves da Airbus atualmente são produzidas nas linhas de montagem de Mobile, nos Estados Unidos; Hamburgo, na Alemanha; Toulouse, na França e Tianjin, na China.

Redação
Publicado em 26/04/2016, às 17h00 - Atualizado às 17h14


Mais Notícias