AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

Pela primeira vez uma mulher voa o AH-2

Aos 23 anos a Ten Vitória conduz o maior helicóptero de ataque da FAB


Na última sexta-feira (6) a Tenente Aviadora Vitória Bernal Cavalcanti entrou para a história da aviação militar brasileira ao se tornar a primeira mulher a alçar voo no comando de um helicóptero de ataque durante sua primeira instrução no AH-2 Sabre (Mil Mi-35).

Formada pela AFA (Academia da Força Aérea) em 2013, a Tenente Vitória, hoje aos 23 anos, é a primeira aviadora do Esquadrão Poti, equipado com os helicópteros de ataque AH-2. Após voar aviões T-25 e T-27 na AFA, a Tenente Vitória passou um ano em Natal (RN), no comando de helicópteros H-50 Esquilo. Transferida em 2015 para Porto Velho, seu primeiro desafio foi o curso teórico do Sabre. De acordo com a FAB, atualmente ela treina para atuar como POSA (Piloto Operador de Sistemas de Armas), responsável por acionar o armamento do AH-2.

“Ainda terei muitos estudos e treinamentos pela frente para cumprir todas as ações da FAB atribuídas ao Esquadrão Poti, que são defesa aérea, ataque, escolta, supressão de defesa aérea inimiga, varredura e apoio aéreo aproximado”, destacou.

O Sabre é o maior helicóptero de ataque operando no Brasil, com 12 toneladas e completamente blindada a aeronave é armada com um canhão de 23mm, possuindo ainda a capacidade de lançar mísseis e foguetes.

Redação
Publicado em 10/03/2015, às 14h00 - Atualizado às 14h47


Mais Notícias