AERO Magazine
Busca

Nova geração na aviação de negócios

Novos motores da GE recebem certificação europeia

EASA emite certificado de tipo para família Passport utilizada no Global 7500


Enquanto a Bombardier se prepara para entregar o primeiro Global 7500, a GE Aviation recebeu a certificação da agencia europeia (EASA) para o motor Passport 21, que equipam o novo avião de ultralongo alcance.

Os motores, com 16.500 lbf de empuxo, recebeu a aprovação da norte-americana FAA em abril de 2016, tendo completado até o momento mais de 4.000 horas de ensaios de voo, incluindo 8.000 ciclos, enquanto se aproximavam do limite da entrada em serviço.

Motor Passport durante os testes em voo conduzidos em um Boeing 747-100.

A certificação ocorre quase uma década após a decisão estratégica da GE Aviation de entrar decisivamente nos mercados da aviação geral e de negócios. O Global 7500 é primeiro avião a receber o motor da família Passport, desenvolvidos para os segmentos de longo e ultralongo alcance, com empuxo entre 10.000 e 20.000 libras.

A série Passport emprega uma série de tecnologias desenvolvidas para os motores Leap, com um núcleo semelhante e apresenta uma pressure-ratio de 23:1 para o compressor. Assim como os motores destinados a aviação comercial, a família Passport emprega uma série de materiais e tecnologias avançadas para reduzir o consumo especifico de combustível em até 8%, em relação a geração anterior de propulsores da mesma faixa de potência.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 26/12/2018, às 15h00 - Atualizado às 17h33


Mais Notícias