AERO Magazine
Busca

Segurança de Voo

Nevoeiros e seus efeitos

Os problemas da aviação ocasionados pelo clima


Mais uma vez filas se formam causadas pelo fechamento do aeroporto em função de meteorologia adversa, ou a simples névoa. Foi o caso do aeroporto do Santos Dumont, que alcançou 40% de atrasos até o meio-dia da segunda, dia 13.

Diferente de outros meios de transporte, o aéreo é altamente suscetível às alterações do tempo, por mais que se instalem equipamentos de navegação aérea. Sempre existirão  limites, impostos para a segurança de todos, sejam passageiros, tripulantes ou pessoas da cidade.

Dois métodos de trabalho são essenciais para casos como esse: informação e paciência. Informação porque sempre há uma dinâmica alta nessas situações, que de uma hora para a hora tudo pode mudar e paciência dos dois lados do balcão, porque nem a empresa aérea, nem seus funcionários são os causadores desse fenômeno.

Assim como no Rio de Janeiro, ou em qualquer outro lugar, a melhor opção pode ser esperar ou remarcar se for possível.

No Brasil, diferente de outros países, existe uma regra, a Resolução N 141 da Anac, que garante os direitos dos passageiros, sendo a empresa aérea responsável pelo seu cumprimento, mas os juizados especiais podem atuar no caso. No caso do Santos-Dumont a polícia foi acionada para conter um tumulto com passageiros.

Carlos Eduardo Pellegrino
Publicado em 17/10/2014, às 10h30 - Atualizado às 09h40


Mais Notícias