AERO Magazine
Busca

Brasil - Alemanha

Lufthansa completa 60 anos de operação no Brasil

Companhia iniciou seus voos para São Paulo e Rio de Janeiro com o Super Constellation


A Lufthansa comemora 60 anos de operação no Brasil. A data se refere a retomada dos voos pela atual Lufthansa, que em 15 de agosto de 1956, inaugurou oficialmente sua rota aérea de Hamburgo, Alemanha, para o Rio de Janeiro.


Lockheed L1049 Super Constellation
Lockheed L1649 Super Star

O Lockheed L1049G Super Constallation D-ALEC, que cumpria o voo LH 500 partiu de Hamburgo, com destino ao Rio de Janeiro, com escalas em Dusseldorf, Frankfurt e Dakar. Dois dias depois, em 17 de agosto o avião partia do Rio de Janeiro de volta para Hamburgo. Num voo total de 26 horas. No dia seguinte, em 18 de agosto de 1956, a frequência sul-americana da Lufthansa foi ampliada com o acréscimo de São Paulo, à rota, cumprido pelo Super Constellation D-ALEP. O modelo possuía 48 assentos de primeira classe Comforette, que podiam ser transformados em espreguiçadeiras durante o voo. Quando o avião passou pela linha do Equador pela primeiríssima vez, os passageiros foram convidados a participar de uma pequena cerimônia na qual o avião foi batizado.

Em 1956, a Lufthansa operava sua rota sul-americana entre o Brasil e Frankfurt com dois voos por semana. Posteriormente, o Brasil foi um dos primeiros destinos da companhia a voar com o Boeing 707. Atualmente, a empresa oferece sete voos semanais do Rio de Janeiro para Frankfurt, e doze voos semanais de São Paulo para Frankfurt e Munique. Nos voos partido de Frankfurt a companhia opera o Boeing 747-8 Intercontinental, enquanto para Munique utiliza do Airbus A340-600. Atualmente os voos tem duração média de 11 horas.

A Lufthansa desconsidera o período que a Lufth Hansa, antecessora a companhia, voava para o Brasil. Os voos foram interrompidos com a escalada da Guerra na Europa e ao fato do Brasil ter combatido a Alemanha Nazista no período.

Redação
Publicado em 16/08/2016, às 14h00 - Atualizado às 14h44


Mais Notícias