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Lufthansa apresenta oficialmente nova identidade corporativa

Novo design predomina o azul e elimina o amarelo das aeronaves


A Lufthansa revelou sua nova marca modernizada após quase 30 anos da última alteração. Os dois primeiros aviões a ostentarem a nova identidade corporativa é um Boeing 747-8 e um  Airbus A321, que nas últimas semanas geraram um grande debate sobre as mudanças promovidas nas pinturas por parte das companhias aéreas.

A Lufthansa eliminou o amarelo e o prata da pintura, passando a ostentar o azul escuro como predominância do novo design. O amarelo acompanhou a Lufthansa desde sua refundação no pós-guerra. O design foi desenvolvido em um complexo processo com numerosos especialistas. Depois de intensos estudos preliminares, mais de 800 designs e cores próprias desenvolvidas em laboratório, o novo design da aeronave foi concluído.

A mudança surge no ano que o famoso grou completa 100 anos, sendo o símbolo da empresa alemã desde quando era ainda designada como Deutsche Luft Hansa. O icônico pássaro foi desenhado exatamente 100 anos atrás pelo artista gráfico Otto Firle. Com a modernização o símbolo máximo da companhia alemã passa ser mais fino, com intuito de proporcionar mais espaço no primeiro plano o anel que circula o grou também tem um traço mais fino e leve. O tom de azul foi desenvolvido especialmente para a companhia aérea, que se tornará o principal elemento da nova marca.

Tendo como pano de fundo a digitalização, cada detalhe do design foi retrabalhado para atender as necessidades da era digital. A nova aparência da Lufthansa deu aos elementos individuais uma nova e moderna qualidade para agilizar seu impacto. Depois de 30 anos, as aeronaves da Lufthansa vão gradualmente ganhar a nova pintura.

A mudança inclui ainda a modernização do visual dos uniformes da tripulação, com novos acessórios muitas vezes amarelos. Os artigos de bordo louças, amenity kits, entre outros vão trazer o novo design no futuro.

Ao longo das últimas dez décadas a Lufthansa passou por uma série de mudanças na identidade corporativa, mas desde o pós-guerra ostentando a combinação azul, branco, amarelo e cinza na fuselagem dos aviões.

MUDANÇA HISTÓRICA

A nova estratégia é a primeira mudança radical após o reestabelecimento da companhia alemã. Até a primeira metade da década de 1940, a então Deutsche Luft Hansa seguia o padrão básico de pintura das empresas aéreas da época, com aeronaves metálicas e grafia em preto. Alguns pequenos detalhes, como o grou, diferenciava uma empresa aérea de outra.

INFLUÊNCIA NO BRASIL

No Brasil, durante as duas primeiras décadas, a Varig e o Syndicato Condor (Cruzeiro do Sul) ostentavam esquema de pintura próximo ao adotado pela Deutsche Luft Hansa. Especialmente em relação ao logo, ambos inspirados no modelo alemão. Algo explicado por serem empresas estabelecidas por empresários de origem germanica, assim como a frota composta majoritariamente por aeronaves produzidas na Alemanha. 

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 07/02/2018, às 18h30 - Atualizado às 19h16


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