AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

LM-100J próximo de se tornar realidade

Modelo é a derivação civil do C-130J-30 Super Hercules


A Lockheed Martin submeteu a FAA (Federal Aviation Administration), o Type Design Update do LM-100J, a versão civil do C-130J-30 Super Hercules. A proposta visa atender a demanda gerada pela substituição dos atuais LM-100 em operação no mundo e ao crescimento do mercado cargueiro, em especial em regiões remotas do planeta.

Segundo a Lockheed, o modelo sofrerá algumas alterações no projeto em relação ao C-130J-30, visando adaptá-lo de forma completa ao mercado civil. Entre 1964 e 1992, foram produzidos mais de 100 modelos LM-100, baseado na plataforma original do C-130, sendo que atualmente a maior parte deles ainda continua em serviço.

A proposta da Lockheed é atender não apenas ao mercado civil, mas, também, manter a linha de produção do C-130J aberta e de forma rentável. Ainda que seja o mais popular entre os cargueiros táticos, o Hercules vem sofrendo com sua própria história, já que unidades antigas após serem modernizadas continuam atendendo plenamente às necessidades das forças aéreas ao redor do mundo.

O LM-100J é o único avião na categoria a oferecer ao operador a capacidade multiemprego, podendo operar praticamente sem restrição em todos os ambientes. Além de não exigir nenhum suporte de solo, nem mesmo para operações de carga e descarga. O fabricante acredita que o modelo poderá atender a missões variadas, incluindo pulverização aérea, combate a incêndios, missões aeromédicas, transporte de mercadorias e lançamento de cargas em locais remotos. 

Redação
Publicado em 04/02/2014, às 11h00 - Atualizado às 11h43


Mais Notícias