Intervenção do governo pode resultar na compra de aviões da Embraer pela Latam, segundo jornal
A Latam Airlines está em fase final de negociação para adquirir aeronaves da Embraer, depois da intervenção feita pelo Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, para incentivar encomendas do fabricante brasileiro.
A informação foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo. Segundo o presidente do Bndes, Aloizio Mercadante, os recursos do fundo de aviação poderão ser utilizados como garantias para facilitar o negócio. Paralelamente às negociações com a Embraer, a Latam também discute a possibilidade de obter empréstimos do banco, seguindo a mesma linha da Gol.
A reforma tributária permitirá à Latam obter descontos em alíquotas, causando desconforto no setor durante a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC). De acordo com a publicação, a Latam planeja adquirir, inicialmente, cinco aviões da família E2. Atualmente, a Azul é a única operadora de aviões da Embraer em aeroportos regionais, enquanto a Latam opera apenas com aeronaves maiores, como Boeing e Airbus.
Para aproveitar os benefícios fiscais, a Latam será obrigada a operar com aviões de menor porte, como o E2. Apesar da resistência da parceira chilena, as negociações avançam e são vistas pela Latam como um bom negócio, devido aos benefícios exclusivos proporcionados pela reforma tributária para a aviação regional, que se mostram atraentes para a companhia brasileira.
Procurada por AERO Magazine, a Latam Airlines disse que não irá comentar sobre o tema.
Por Micael Rocha
Publicado em 02/08/2024, às 08h13
+lidas