AERO Magazine
Busca

Latam muda programas de milhagem

Alterações atingem Lan Pass e Tam Fidelidade


Com a integração em curso das empresas que compõem a Latam, o grupo anunciou mais uma etapa do processo ao unificar os programas de milhagem. O Lan Pass e o Tam Fidelidade se unem formando o LATAM Pass e LATAM Fidelidade, respectivamente.

A mudança faz parte do processo de consolidação da nova marca e trará uma série de novas regras e benefícios aos clientes. Uma das principais mudanças ocorre nas categorias, especialmente no lado brasileiro. A categoria Branco passa a ser chamado de Latam; o Azul passa a ser Gold, enquanto o Vermelho passa a denominação Platinum. As categorias superiroes, Vermelho Plus se torna Black, enquanto o Black, adota a marca Black Signature.

Os benefícios das categorias serão os mesmos para todos os passageiros das companhias aéreas do grupo e para os clientes das empresas áreas que fazem parte da aliança oneworld. Embora mudanças mais profundas sejam esperadas por analistas, as formas de acúmulo permanecem inalterados. O Latam Fidelidade continua com o acúmulo em pontos Multiplus e o Latam Pass em quilômetros. Em novembro do ano passado, a empresa anunciou a alteração das regras de acúmulo de pontos Multiplus, que passam a valer a partir de abril de 2016. Nos voos domésticos, o programa deixou de considerar apenas o perfil de tarifas e levará em conta também o valor pago pelo bilhete. Assim, o cliente que adquirir uma passagem no perfil básico receberá 2 pontos Multiplus por cada Real pago na tarifa. Nos perfis Flex, Top e Relax, o cliente receberá 3 pontos Multiplus por cada real pago. Isso significa que, quanto maior o valor pago pela passagem, mais pontos Multiplus os clientes irão acumular.

“A partir desta mudança, começamos a implementar a nova marca e identidade do Grupo: Latam”, diz Jerome Cadier, vice-presidente de Marketing do Grupo LATAM.

Durante março de 2016, os clientes  receberão os novos cartões com as suas categorias atualizadas, que serão válidas a partir de 1º de abril.

 A maior novidade para os clientes do Latam Fidelidade elegíveis ao Upgrade de Cabine Cortesia será a confirmação do benefício antes do voo. Aqueles que solicitarem o upgrade entre 72 e 12 horas antes da viagem passam a ter confirmação da cortesia 12 horas antes do voo, mantendo a prioridade em relação aos demais clientes. Este benefício será implementado de forma gradual ao longo do ano e estará disponível em todos os voos Tam e Lan até o fim de 2016.

Além disso, os associados do Latam Fidelidade e do Latam Pass que tiverem cupons de upgrade de classe poderão utilizar o benefício tanto em voos Tam quanto Lan, independentemente do programa em que estão cadastrados.

Os clientes das categorias Gold, Platinum, Black e Black Signature terão o benefício de acumular no mínimo 500 pontos Multiplus a cada viagem, independentemente do perfil e valor da tarifa, o que corresponde a pontuação mínima atual.

Nos voos internacionais, a partir de abril de 2016 os pontos Multiplus serão calculados com base na distância percorrida em milhas entre a origem e o destino final, além do perfil de tarifas. Mesmo que o voo tenha escalas ou conexões domésticas, será considerado o total de milhas de todos os trechos percorridos. O acúmulo de pontos Multiplus em companhias membro da aliança oneworld ou parceira permanece inalterado. Os clientes das categorias Gold, Platinum, Black e Black Signature terão garantidos no mínimo acúmulo de 5.000 pontos Multiplus em viagens para os EUA.

A nova forma de cálculo de trechos domésticos e internacionais. Cada trecho percorrido passou a entrar no cálculo, incluindo conexões e escalas. Com isso, um voo de São Paulo para Manaus com conexão em Brasília, por exemplo, passou a ser calculado como dois trechos voados, facilitando o upgrade de categoria.

 As regras para o upgrade de categoria também foram alteradas em novembro do ano passado. Os clientes passaram a acumular os pontos Multiplus e/ou o total de trechos necessários no período de janeiro a dezembro. Além disso, o upgrade de categoria contempla a possibilidade de combinar a quantidade de pontos Multiplus com o número de trechos voados na Preminum Business.

Redação
Publicado em 01/03/2016, às 17h00 - Atualizado às 18h06


Mais Notícias