Radar M200 Vigilante do Exército será testado no aeroporto de Parintins e foi transportado por um KC-390 da FAB
Um KC-390 transportou o radar Saber M200 Vigilante, do Exército Brasileiro, para a cidade de Parintins, interior do Amazonas, no dia 20 de julho.
A operação contou com o apoio do Exército, da Embraer e da prefeitura de Parintins. O transporte ocorreu a partir do aeroporto de Viracops, em Campinas, no interior de São Paulo.
Radar "SABER M200 Vigilante" embarca para monitorar o espaço aéreo em Parintins
— Exército Brasileiro 🇧🇷 (@exercitooficial) June 27, 2023
Acesse: https://t.co/nvK9WHhGPV#BraçoForte#MãoAmigapic.twitter.com/mVVUkBOvcr
O radar foi enviado para o Amazonas, em uma região ainda com densa mata nativa, para testes, onde deverá monitorar e controlar o espaço aéreo do Aeroporto Júlio Belém, em Parintins. Os ensaios operacionais com o M200 acontecerá até o dia sete de julho.
O radar M200 foi desenvolvimento do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e produzido pela Embraer Defesa & Segurança. O equipamento de defesa antiaérea a média altura pode, por exemplo, detectar ameças a até quinze quilômetros de altitude e identificar aeronaves civis e militares.
Além disso, o M200 também é capaz de rastrear múltiplos alvos, guiar mísseis, realizar vigilância, meteorologia e aproximação em um raio de 45 quilômetros.
Por André Magalhães
Publicado em 27/06/2023, às 16h05
+lidas