AERO Magazine
Busca

Em Campinas e Florianópolis

Incidentes com aeronaves da Azul e da Modern Logistics causaram transtornos

Incidentes envolvendo voos da Azul e da Modern Logistics causaram o cancelamento de voos nos dois aeroportos


Vários voos foram cancelados nos dois aeroportos, ao longo do dia - Reprodução/Redes Sociais
Vários voos foram cancelados nos dois aeroportos, ao longo do dia - Reprodução/Redes Sociais

Incidentes envolvendo aeronaves da Azul Linhas Aéreas e da Modern Logistics causaram transtornos nos aeroportos internacionais de Viracopos, em Campinas, e de Florianópolis, na última segunda-feira (12).

Em São Paulo, um avião cargueiro da Modern Logistics realizou um pouso de precaução em Viracopos (VCP), após sofrer um problema técnico. O Boeing 737-400F, prefixo PP-YBB, teve um pneu estourado durante a decolagem, obrigando o piloto a retornar ao aeródromo de partida.

Durante a aterrissagem, outro pneu do lado esquerdo da aeronave também estourou, resultando em danos ao trem de pouso. Para reduzir o peso, o avião permaneceu no ar por cerca de duas horas, queimando combustível antes de pousar.

Após o pouso, o 737 ficou parado na pista, interrompendo as operações na pista. A concessionária Aeroportos Brasil informou que todos os procedimentos de segurança foram seguidos e que não houve feridos. No entanto, a pista permaneceu fechada por aproximadamente duas horas, ocasionando o desvio de voos.

A Modern Logistics divulgou uma nota oficial, afirmando que “as causas do problema técnico ocorrido hoje estão sendo investigadas pela equipe interna da Modern Logistics, com as decisões tomadas de forma segura e dentro de todas as normas de aviação”.

Horas antes, um Embraer E195-E2 da Azul Linhas Aéreas (PS-AEM), em operação comercial há apenas sete meses, sofreu problemas nos pneus ao tocar o solo, o que impediu que deixasse a pista por conta própria. O voo AD4225, procedente de Belo Horizonte (CNF), teve seus pneus murchados durante o pouso, por volta da 1h15 da madrugada (Brasília).

A Azul Linhas Aéreas confirmou que o avião não conseguiu liberar a pista, resultando na suspensão temporária das operações no terminal. Não houve feridos.

A pista 14/32 do aeroporto internacional de Florianópolis ficou fechada para pousos e decolagens por aproximadamente duas horas. Até as 10h da manhã de ontem, pelo menos 35 voos haviam sido cancelados devido ao incidente.

Por Micael Rocha
Publicado em 13/08/2024, às 07h52


Mais Notícias