AERO Magazine
Busca

Indústria

Helibras entrega primeiro EC725 produzido no Brasil

Aeronave foi destinada a Marinha e passou por todas as etapas de produção no país


A Helibras entregou a 12ª unidade do helicóptero EC725, a primeira que passou por todas as etapas de produção da empresa no país.

A aeronave foi recebida pela COPAC (Comissão Coordenadora do Programa de Aeronaves de Combate) e entregue à Marinha do Brasil. A aeronave faz parte do contrato assinado em 2008, com o Ministério da Defesa, dentro do programa HXBR, que prevê a produção 50 aeronaves destinadas às três Forças Armadas. O acordo inclui transferência de tecnologia, alto índice de nacionalização e um amplo envolvimento da cadeia industrial brasileira.

O exemplar entregue é o primeiro que passa por todas as etapas de produção no país, o que corresponde à quarta etapa de transferência de tecnologia e nacionalização do conteúdo. A fase atual inclui as atividades da montagem no Brasil, integração do pacote de missão, pista e entrega.

Os onze EC725 entregues anteriormente receberam, em diversas fases do contrato, itens de pré-equipagem, equipagem elétrica e mecânica, cablagem, caixa de transmissão, rotor e toda a configuração básica, além dos ensaios em voo, feitos no Brasil.

A frota do modelo que opera nas três Forças completou 5 mil horas de voo no mês passado.

Fotos: Felipe Christ

Redação
Publicado em 16/06/2014, às 11h58 - Atualizado às 12h04


Mais Notícias