AERO Magazine
Busca

Rumo ao pré-sal

Anac certifica novo helicóptero para missões em plataformas de petróleo

Voltado para o mercado de óleo e gás, supermédio H175 já opera em seis países; Airbus também realiza testes de armas do H145M


A Helibras e a Airbus Helicopters obtiveram a certificação H175 da ANAC, permitindo, assim, o início das operações do novo helicóptero no país. Atualmente, o modelo conta com 17 unidades operando em seis países.

O H175 faz parte da classe supermédio e foi projetado para o mercado de óleo e gás,  oferecendo uma combinação entre taxa de carga por passageiro/raio de ação (RoA) de forma competitiva na categoria.

O modelo conta com capacidade para transporte de até 18 pessoas e peso máximo de descolagem (MTOW) de 7.800 kg. Além disso, a europeia EASA certificou o H175 com o Rig'N Fly, um procedimento de aproximação automática para as plataformas que reforça a segurança do voo, permitindo à tripulação atentar aos parâmetros de voo e ao ambiente externo durante o pouso.

Entre os destaques do H175 estão a câmera de cockpit autônoma com GPS incorporado, HUMS integrado como equipamento básico em todas configurações e janelas extragrandes. O helicóptero conta com a suíte de aviônicos Helionix, que possui quatro telas multifuncionais que integram diversas funções como mapa digital, visão sintética, percepção situacional aumentada, piloto automático de quatro eixos mais avançado do mercado, entre outros diferenciais.

Além da versão offshore, o H175 possui versão certificada para atender ao exigente mercado executivo (VIP). Em breve, a aeronave também receberá certificação para Serviços Públicos como Busca e Salvamento (SAR), Serviços Médicos Emergenciais (EMS) e missões Policiais.

Sistema de armas do H145M



A Airbus Helicopters também concluiu recentemente um teste de desenvolvimento balístico de um sistema de armas HForce em um H145M. O sistema foi testado na Base Aérea de Pápa, na Hungria, e incluiu armamento de tiro FN Herstal HMP400, foguetes não guiados Thales FZ231 e uso de canhões Nexter NC621, assim como o sistema eletro-óptico de seleção de alvos Wescam MX15 e o visor montado no capacete Thales Scorpion.

O HForce é um sistema incremental e integrado de armas que pode ser facilmente instalado através do conceito plug-and-play em qualquer uma nas plataformas H125M, H145M e H225M. O sistema foi projetado para atender aos requisitos das agências de defesa que buscam capacidades de missão de ataque leve ou um complemento à sua frota existente de helicópteros de ataque especializados.

A certificação do núcleo do sistema HForce permanece dentro do cronograma para o final de 2017, na sequência de uma extensa campanha de testes de voo realizados em um H225M de testes. Os próximos passos antes da certificação do HForce no H145M inclui o teste de desenvolvimento de foguetes guiados a laser antes do final do ano na Suécia, bem como testes adicionais de disparo de munição real no verão de 2018 no hemisfério Norte.




Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 13/11/2017, às 17h00 - Atualizado em 14/11/2017, às 09h08


Mais Notícias